CONHEÇA A DEFENSORIA

Ouvidoria

Na Bahia, as mulheres, a juventude, as comunidades quilombolas, as pessoas em situação de rua, terreiros, comunidades LGBT, pessoas presas e suas famílias, entre outros grupos, têm um espaço que privilegia a democracia participativa: a Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia. Desde março de 2009, a Ouvidoria tem contribuído para a garantia dos direitos da população que busca os serviços da Defensoria e, aqui, é possível intervir, criticar, fiscalizar, elogiar, reclamar, apontar suas demandas, suas prioridades, auxiliando politicamente no crescimento desta Instituição do Sistema de Justiça.

A Ouvidoria diferencia-se das existentes na esfera da administração pública brasileira pelo fato de um representante da sociedade civil assumir o cargo de ouvidor(a)-geral e, em um mandato de dois anos, atuar para a consolidação e ampliação das ações da Defensoria Pública e criação de canais de comunicação e escuta da população.

A Ouvidoria Cidadã aposta no exercício de uma política democrático-participativa para a tomada de decisões estruturantes. Conta, com isso, com o apoio de lideranças da sociedade civil nas cidades onde a Defensoria Pública atua como órgão de execução, através do Grupo Operativo.

Conheça o funcionamento e as ações da Ouvidoria Cidadã e colabore com este órgão essencial ao estabelecimento de uma relação parceira entre a Defensoria Pública da Bahia e seu público usuário.

Ouvidora-geral: Naira Gomes
Ouvidora-adjunta: Rutian Pataxó

 

Locais de Atendimento

Sede Canela

Endereço: Rua Pedro Lessa, n° 123 – Canela, CEP: 40.010-050, Salvador/Bahia
Telefone: (71) 3117-6952
E-mail: ouvidoria@defensoria.ba.def.br

Disque Defensoria

Ligue para os números 129 ou 0800 071 3121 e digite a opção 3. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, a ligação é gratuita e pode ser feita da capital e do interior do Estado, de telefone fixo ou celular.

Atendimento on-line

Site: www.defensoria.ba.def.br/ouvidoria/