COMUNICAÇÃO
1ª Regional realiza campanha Sou Pai Responsável com números além do esperado
A Ação Cidadã Sou Pai Responsável, edição 2013, foi realizada em Feira de Santana, na última sexta- feira (16), das 8h às 17h, no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães. No local, foram realizados 50 exames para reconhecimento de paternidade, tanto exames de DNA trio (pai, mãe e filho), quanto exames Post Mortem( quando uma das partes já morreu). Pelo sétimo ano consecutivo, a Defensoria Pública da Bahia está intensificando, nos meses de agosto e setembro, a realização gratuita de exames de DNA para reconhecimento de paternidade, como parte da Ação Cidadã Sou Pai Responsável, iniciativa permanente da Instituição.
O evento foi promovido pela 1ª Regional da Defensoria Pública e contou com a participação do subcoordenador Eduardo Feldhaus e dos defensores públicos, Amabel Crysthina Mesquita Mota, Bruno Moura Castro, Liliane Miranda do Amaral, Leonardo Alves Toledo, Luis Henrique de Almeida Araújo, Matheus Góes Santos, Paula Emanuella de Freitas Nunes e Renata Vidal Romero, em um grande mutirão de atendimentos, que lotou o auditório do colégio.
Além da coleta de material genético, foram realizadas 31 aberturas de resultado de exames de DNA feitos anteriormente na própria sede da Defensoria Pública. Nos casos em que os resultados foram positivos, as partes receberam orientação jurídica acerca do reconhecimento da paternidade junto aos Cartórios de Registro Civil. As famílias participaram também de audiências extrajudiciais para resolverem assuntos ligados a pensão alimentícia, visitas, entre outras.
De acordo com o defensor Eduardo Feldhaus, o resultado da ação surpreendeu pelo número de famílias que procuraram a Instituição. “A nossa campanha foi um sucesso, diversas famílias procuraram a Defensoria, espero poder atender a todas as demandas o mais breve possível”, afirmou. As pessoas que não conseguiram fazer o exame no dia foram encaminhadas para atendimento posterior na sede da Defensoria na cidade, que fica na Rua Domingos Barbosa de Araújo, 172, Kalilândia.
Desde 2007, quando foi criada, a campanha já beneficiou cerca de 5.000 famílias, com a inclusão do nome do pai no registro de nascimento do filho. Para a realização do teste, é necessária apenas a coleta de material salivar da mucosa bucal. O exame é rápido, simples e indolor e acontece durante todo o ano Salvador e nas cidades em que a Defensoria Pública possui sede regional – Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro e Santo Antônio de Jesus, bem como em caráter itinerante por diversas comarcas do Estado.