COMUNICAÇÃO
CARNAVAL 2019 – Casos de violência contra a mulher não param durante a festa
Neste domingo, 3, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA receberá a Rede de Mulheres para tratar da violência contra a mulher durante o Carnaval de Salvador.
Apesar de toda campanha que as instituições públicas, entre elas a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, têm feito para conscientizar a população e combater a violência contra a mulher, ocorrências de importunação sexual e tentativa de feminicídio foram registros nos primeiros dias do Carnaval de Salvador. Para discutir o tema e traçar estratégias de atuação, a Rede de Enfrentamento à violência contra as mulheres, se reunirá neste domingo, 3, às 15 horas, na sede do Plantão do Carnaval da DPE/BA, no bairro do Canela.
Do início da festa momesca até este sábado, foram levados à audiência de custódia ao menos quatro casos de violência contra mulher, sendo duas tentativas de feminicídio – na mais grave, a mulher foi vítima de cinquenta facadas.
De acordo com a coordenadora do Plantão do Carnaval da Defensoria Pública, Firmiane Venâncio, a atuação em rede é estratégica seja na prevenção ou na repressão dos casos de violência contra a mulher. Além da Defensoria baiana, fazem parte da rede as seguintes instituições: Tribunal de Justiça da Bahia, Ministério Público, Ronda Maria da Penha, Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude – SPMJ e Hospital da Mulher.
As pessoas que necessitem do apoio da Defensoria Pública para urgências e emergências neste Carnaval podem ir na sede do Plantão, na rua Pedro Lessa, 123, Canela. Informações pelos telefones 3116-0511 ou 99913-9198. É a Defensoria trabalhando na folia para garantir seus direitos.