COMUNICAÇÃO
2011 – um ano de implantação das Escolas Superiores da Defensorias Pública
Durante o IX Congresso Nacional de Defensores Públicos, realizado em Campo Grande (MS), entre os dias 16 e 19, estiveram reunidos diretores de escolas superiores das Defensorias Públicas da Bahia (Esdep), São Paulo (Edepe), Rio Grande do Sul (Fesdp) e Minas Geais com objetivo de discutir melhorias para as escolas, trocar experiências e definir um plano de atuação para 2011. As Escolas Superiores de Defensoria Públicas tem como finalidade a capacitação, sensibilização e incentivos para fomento à pesquisa para defensores públicos e servidores.
Os trabalhos resultaram no compromisso para a criação de novas Escolas da Defensoria Pública e definição de uma pauta de encontros para implantação no próximo ano. No encontro também ficou acertado que haverá novas reuniões para a criação de um colegiado para o fortalecimento das escolas. A diretora da Esdep, Maria Célia Padilha, apresentou proposta para formação do Colégio dos Diretores de Escolas Superiores, a exemplo do Colegiado dos Corregedores Gerais. "O caminho deve ser o da união para fortalecimento e unificação das Escolas Superiores em todo pais, já que as Escolas Superiores são o coração das instituições", disse.
Para Lisandro Wottrich, presidente da Fesdp (RS), a reunião foi proveitosa. "Acreditamos que a criação das Escolas Superiores ainda está em fase embrionária, mas apostamos em encontros periódicos para o fortalecimento e criação do Colégio de Diretores, além de um Fórum de discussão para elaborar um modelo de Fundação, assim como a luta pela criação da Defensoria Pública nos estados onde faltam, a fim de aumentar a capacitação de Defensores, alargamento da criação de eventos e do próprio saber", pontuou. Segundo o defensor público e diretor da Edep, Gustavo Lins, "a expectativa é de que esse encontro seja um começo e que as propostas apresentadas sejam concretizadas", ressaltou.