COMUNICAÇÃO
5ª Regional de Juazeiro intervém na negociação da rebelião em Senhor do Bonfim
A rebelião ocorreu no complexo policial do município de Senhor do Bonfim
Com o objetivo de assegurar a integridade física dos presos, bem como o respeito aos seus direitos, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA esteve no Complexo Policial do município de Senhor do Bonfim no dia, 26, para assegurar as garantias legais e constitucionais, após tomar conhecimento da rebelião que ocorreu naquela comarca.
A rebelião ocorreu por volta das 08:30H. Os custodiados, com o fim de empreenderem fuga, começaram a se rebelar, batendo nas grades das celas, forçando, torcendo e arrancando várias grades, na hora em que os policiais civis foram passar o café da manhã, sendo que muitos deles já se encontravam soltos no corredor que dá acesso aos pavilhões, com reféns.
Foram acionadas a Polícia Militar o Corpo de Bombeiros e a SAMU. Após as negociações, em comum acordo, às 14:40H a rebelião foi contida. Tempo em que foram feitas revistas dos detentos, começando pelos presos feitos reféns.
O defensor público, Glauco Teixeira de Souza, esteve ontem, 29, pela manhã no local, para verificar in loco as condições dos presos. O defensor público foi até o complexo policial para atender todos os detentos, assistidos ou não pela Defensoria Pública e adotar as medidas cabíveis. "Foram ouvidos 80 (oitenta) presos, ou seja, todos os presentes no complexo policial, sendo verificada que a integridade física e moral de todos foram resguardadas", assegurou Glauco Teixeira de Souza.
Foram interpostos pedidos de liberdade provisória, tendo alguns dos pedidos sido deferidos de imediato, com a consequente expedição do alvará de soltura dos custodiados.