COMUNICAÇÃO
60ª sessão do FAJ marca a última participação atual gestão da Defensoria
Despedida da administração causou comoção entre os defensores
Promover a capacitação dos defensores, servidores e estagiários é premissa do Conselho do Fundo de Assistência Judiciária da Defensoria Pública do Estado da Bahia – CFAJDPE, mais conhecido como FAJ. Na manhã dessa quinta, 21, além de analisar a viabilidade da aprovação do que é melhor para a Defensoria e a qualificação dos seus serviços, um clima de despedida marcou a ocasião.
Foi a última sessão com a participação da atual gestão (biênio 2015-2017 e 2017-2019). O defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, encerra o ciclo na DPE/BA no próximo dia 02 de março, passando o posto para o atual subdefensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes.
Nos dois mandatos, muitas sessões do FAJ foram realizadas e, em suas palavras, o defensor público geral Clériston de Macêdo falou da importância do Fundo para a DPE/BA.
“O FAJ possui uma percepção bem democrática que visa a qualificação dos defensores, servidores e estagiários. Essa democratização do aprendizado e do ensino, proporcionado pelo Fundo, é uma mudança de paradigma dessa gestão. Quero agradecer a esse colegiado juntamente com o empenho de todos que puderam contribuir positivamente, durante esses quatro anos, com todas as práticas bem sucedidas que realizamos”, declarou o gestor da instituição.
O subdefensor-geral, Rafson Ximenes, também exaltou o trabalho realizado no FAJ durante a gestão. “Eu quero agradecer a vocês, Clériston e Firmiane. Vocês elevaram mais ainda o nível do trabalho que teremos que realizar daqui em diante. A minha admiração pelos dois independe desta gestão. Para mim, vocês sempre foram agentes inspiradores. Quem acompanha a Defensoria sabe que foram duas pessoas essenciais que escreveram na história da instituição o trabalho de vocês. Podem ter a certeza e uma consciência tranquila de ter realizado, sim, um trabalho histórico”, exclamou Rafson.
A diretora da Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia – Esdep, Firmiane Venâncio, se colocou à disposição para auxiliar com os conhecimentos adquiridos no Conselho.
“A participação dos conselheiros eleitos, e falo de todos que passaram por aqui, foi de uma riqueza e de uma responsabilidade imensa para o nosso FAJ, até porque muitas decisões tomadas foram decisões difíceis, inclusive deixando o coleguismo de lado e priorizando a grandeza do que é melhor para a Instituição. Queria dizer que estou saindo, mas minha experiência estará à disposição de quem precisar ser ajudado e todos podem sempre contar comigo”, disponibilizou-se a diretora.
“Parabenizo a gestão do defensor público geral e também ao empenho da coordenadora da Esdep. Vocês foram responsáveis por inúmeros êxitos que tivemos e, como defensora pública, só tenho que dizer que aprendi muito com vocês. Quero deixar aqui os meus agradecimentos e a minha gratidão por tê-los como meus colegas nessa missão”, felicitou a corregedora-adjunta, Larissa Guanaes.