COMUNICAÇÃO
70 anos da UFBA é comemorado em sessão especial na Assembleia Legislativa
Criada no dia 2 de julho de 1946, a primeira universidade federal do estado da Bahia, a Ufba, ganhou sessão especial na Assembleia Legislativa nessa quinta-feira, 12, para homenagear seus 70 anos de instituição. Representando a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, o subdefensor público geral, Rafson Ximenes participou da celebração.
"A universidade tem a função de aproximar o conhecimento acadêmico da sociedade e perceber a existência de saberes diferentes que não estão abarcados por ela. Esses saberes são justamente a cultura, os valores, os saberes dos usuários da Defensoria Pública. E para se aproximar do seu público, a DPE precisa ter um discurso muito próximo e afinado com os discursos que regem a universidade, duas instituições que para existir precisam da Democracia", destacou Ximenes.
Ainda de acordo com o subdefensor, em breve, a DPE executará projeto de mediação em parceria com a Ufba, que vai permitir a atuação conjunta na Câmara Modelo de Mediação, Conciliação e Arbitragem do Observatório de Pacificação Social da universidade. Com a ação interinstitucional, assistidos da Defensoria Estadual terão mais um local de atendimento para solucionar cada vez mais rápido seus conflitos extrajudicialmente. Além disso, a DPE ainda conta com a parceria da UFBA em grupos de estudos de projetos desenvolvidos pela Equipe Pop Rua e pelo Acolher.
"A parceria com a Universidade Federal da Bahia ao longo dos últimos tem se estreitado cada vez mais. Desenvolvemos um Curso de Extensão sobre Uso e Abuso de Substâncias Psicoativas junto ao CETAD-UFBA onde formamos mais de 100 defensores públicos. Também intensificamos a política multidisciplinar de estágios nas áreas de Gênero, Psicologia, Direito, Serviço Social, Arquitetura, Engenharia, Ciência da Computação, Jornalismo, dentre outras e, mais recentemente, firmamos Termo de Cooperação Técnica com a Faculdade de Direito para atuação conjunta na área de mediação e arbitragem, o que nos torna cada vez mais institucionalmente irmanados na formação profissional dos alunos e na ampliação dos serviços prestados pela Defensoria Pública", pontuou a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep, Firmiane Venâncio.
HISTÓRIA
Propositor da sessão, o deputado estadual Marcelino Galo (PT), também falou da importância da universidade para a Bahia. "A Ufba tem um papel histórico central em nossa sociedade na formação qualificada de profissionais de todos os ramos do conhecimento, produzindo ciência, cultura e abrigando pesquisas de relevância inquestionável para a Bahia e o Brasil.
A Ufba foi instalada em Salvador em 1946. Seu primeiro reitor, o professor Edgar Santos, permaneceu à frente da instituição até o ano de 1961, surpreendendo os baianos pelo pioneirismo de suas iniciativas arrojadas, que se destacavam pela criatividade e inovação. Tais iniciativas influenciaram fortemente os cenários culturais, sociais e artísticos da cidade, que ganhou notoriedade nacional e internacional pela alta qualidade dos trabalhos, em várias áreas. Neste período foi criado o hospital das Clínicas da Universidade, que hoje tem o seu nome. A universidade provocou uma "revolução" cultural no estado, com a criação das primeiras escolas superiores de Música, Teatro e Dança do Brasil, além do Museu de Arte Sacra, um dos mais importantes do país.
Na sessão especial, estiveram presentes o atual reitor da universidade, João Carlos Salles, o ex-reitores Dora Leal, Naomar Almeida e Edgard Santos, bem como professores, estudantes e outras autoridades.