COMUNICAÇÃO
Defensoria Pública aumenta a frota com cinco novos veículos
A Administração Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA entregou oficialmente nesta terça-feira, 27, cinco novos veículos Renault Logan para compor a frota da instituição. Os carros foram adquiridos com o intuito de atender demandas das unidades no interior do estado.
De acordo com o defensor público geral da Bahia, Clériston Cavalcante de Macêdo, três deles atenderão, cada um, as comarcas de Barreiras, Paulo Afonso e Teixeira de Freitas. As Defensorias de Eunápolis e Porto Seguro dividirão um veículo; e Irecê e Jacobina compartilharão o último.
“À medida que a Defensoria vai se expandindo territorialmente pelo interior da Bahia é necessário que a gente dê também condições para que esse trabalho seja melhor e mais efetivo. Os veículos são mais um instrumento para realização do trabalho dos defensores e servidores que atuam no interior”, declarou o defensor-geral.
Segundo ele, todas as sedes das regionais já possuem veículos próprios e essa aquisição faz parte do Planejamento Estratégico da Defensoria baiana de expansão da frota para que atenda ao projeto de interiorização.
Em ato simbólico, as chaves foram entregues pela coordenadora executiva das regionais, Soraia Ramos, a motoristas da Defensoria. Para ela, essa proposta demonstra o olhar e a preocupação da Administração Superior com o interior do estado, e proporcionar essa mobilidade garante que mais ações e projetos da Defensoria saiam das salas e alcancem mais pessoas em vulnerabilidade.
A defensora pública explicou, ainda, que a instituição tem contratado assistentes sociais para auxiliar na missão institucional de promover justiça às populações carentes dela, e os veículos facilitarão esse contato com o povo.
Também estiveram presentes no ato simbólico de entrega das chaves o subdefensor-geral Rafson Ximenes, a coordenadora executiva da capital, Gianna Gerbasi e o assessor especial do gabinete defensor público Pedro Casali Bahia.
Economicidade e serviço
Conforme o coordenador de transporte da DPE/BA, Jair Costa Pereira, essa iniciativa otimiza o uso dos recursos da instituição, pois frequentemente os motoristas da Defensoria na capital precisam realizar viagens intermunicipais para as comarcas beneficiadas fornecendo apoio às ações e projetos dela.
Jair Pereira explicou que esse aumento da frota no interior reduz os gastos com combustível, diárias de motoristas, manutenção preventiva, além de evitar o desgaste excessivo com longas viagens dos veículos na capital. “Essa também é uma melhoria no serviço, que reduz o tempo de resposta do setor de transporte às solicitações dos defensores e servidores”, destacou ele.
Para Jair, os motoristas da capital que viajam sempre para o interior também se beneficiam com essa aquisição, à medida que o tempo o qual passarão expostos às estradas será menor.
Todos os novos carros adquiridos são zero quilômetro da Marca Renault, modelo Logan, com motor 1.6, adequados aos serviços de transporte, e oferecem segurança e conforto.