COMUNICAÇÃO
“A Defensoria Pública de todo o país deve muito à Defensoria da Bahia”, afirma Marco Aurélio ao receber homenagem da instituição
O coordenador do Grupo Prerrogativas recebeu a mais alta honraria da DPE/BA e proferiu palestra durante a primeira posse popular realizada no interior do estado
Agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito da Defensoria, o advogado e coordenador do Grupo Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho, reforçou o compromisso com o fortalecimento da instituição. A mais alta honraria da Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) foi entregue ao jurista durante a primeira posse popular das(os) defensoras(as) realizada em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, na quarta-feira, 7. Na ocasião, o homenageado proferiu uma palestra sobre a importância da Defensoria para a Democracia.
Em sua fala, Marco destacou a impossibilidade de uma democracia plena em um cenário marcado pela fome, violência de gênero, racial e sem acesso à justiça. “Para garantirmos o acesso universal à Justiça, precisamos fortalecer a Defensoria. E minha presença aqui hoje tem um significado: é o compromisso do Grupo Prerrogativas e o meu, em especial, de lutar para o fortalecimento da instituição”, enfatizou.
Na avaliação de Marco, a DPE/BA tem feito um trabalho de excelência e é uma das instituições mais respeitadas do país. “Em tenho acompanhado a agenda legislativa das principais instituições e a Defensoria Pública de todo o país deve muito à Defensoria Pública da Bahia, porque com seu trabalho conseguiu combater com efetividade o preconceito de que todas as defensorias são vítimas”, afirmou, ao relembrar as premiações da instituição no Innovare e na ONU Mulheres.
Medalha de Honra
Através do Grupo Prerrogativas, do qual é sócio-fundador e coordenador, Marco Aurélio encabeçou um movimento nacional em defesa das prerrogativas de requisição das Defensorias Públicas – o instrumento que possibilita aos membros da carreira conseguir documentos e informações importantes para resolução dos problemas jurídicos dos assistidos(as) – que esteve em risco durante o julgamento da ADI 6.852, no Supremo Tribunal Federal.
Por essas e outras contribuições ao fortalecimento da instituição, o coordenador do Grupo “Prerro”, como é conhecido, foi agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito da DPE/BA na Categoria Contribuição Honorífica. A decisão de conferir a honraria a Marco Aurélio foi tomada pelo Conselho Superior da DPE/BA este ano e a entrega não aconteceu durante a Semana da Defensoria, como de praxe, por questões de agenda.
“É uma honra e motivo de muita alegria receber uma homenagem de uma instituição que tanto respeito”, agradeceu o homenageado.