COMUNICAÇÃO
A Defensoria reafirma seu compromisso com os valores democráticos, em Lavagem do Bonfim
No ano em que completa 40 anos de fundação, a DPE levou seu "cordão verde" à festa do Bonfim e reforçou a defesa dos direitos da população.
A participação da Defensoria Pública da Bahia na Lavagem do Bonfim de 2025 foi ainda mais especial. É exatamente o ano em que a instituição completa 40 anos de fundação, à serviço da democracia e em defesa dos direitos da população. Nesse clima de celebração, agradecimento e novas metas, a DPE levou seu “cordão verde” até a Igreja Basílica Nosso Senhor do Bonfim.
A concentração aconteceu na sede do bairro do Canela, logo no início da manhã desta quinta-feira (16/01) e seguiu da Igreja da Conceição da Praia até a Colina Sagrada, em um percurso de mais de seis quilômetros. Além da defensora-geral em exercício, Soraia Ramos, diversos defensores(as) e servidores(as) participaram da caminhada, celebrando a festa, a união e diversidade religiosa.
“Nós, como instituição que estamos sempre atuando pelos direitos democráticos, não poderíamos deixar de participar, mais uma vez, desse importante evento que representa muito nossa terra, cultura e religiões. Vamos na fé, qualquer fé que seja a sua, na irmandade, na alegria e na democracia. E que o ano comece bom, com a energia dessa festa e dessa lavagem”, comentou a DPG em exercício, Soraia Ramos.
A ouvidora-geral da DPE Naira Gomes também participou do cortejo, bem como a presidente da Adep (Associação das Defensoras e Defensores da Bahia), Bethânia Ferreira e demais representantes. A participação na Lavagem reafirma o compromisso da instituição com o respeito, a dignidade e a humanidade, valores essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
A Lavagem do Bonfim ocorre sempre na quinta-feira que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis (6 de janeiro). Anualmente, é celebrado um culto ecumênico em frente à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, ponto inicial do cortejo, com representantes católicos, do candomblé, evangélicos, espíritas e de outras religiões.
Veja nossa galeria de fotos abaixo!