COMUNICAÇÃO

Abração Cidadão conta com participação da Defensoria Pública em sua 4ª edição

21/09/2015 13:31 | Por Dilson Ventura - estagiário
Evento levou serviços para moradores de Itapuã, próximo ao Parque do Abaeté

Moradores de Itapuã contaram com os serviços da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA em mais uma edição do Abração Cidadão neste sábado, 19. Atendimentos nas áreas Cível, Família e Fazenda Pública foram os mais procurados. "O tipo de atendimento foi bem variado, tiveram alguns casos da competência da Defensoria Pública da União em que nós fizemos fichas encaminhando os assistidos para regularização da situação deles, outros casos foram de pessoas que já tinham processos em andamento e buscaram atendimento no sentido de analisar a situação processual, atendimento inicial em relação à indenização por lesão em decorrência de tratamento médico, obrigação de fazer no caso de imóveis vizinhos, inventários, pensão alimentícia, dentre outros", observou a defensora pública Flávia Teles.

Para a defensora pública, a participação da Defensoria no evento é fundamental para que a população em geral saiba que tipo de serviços a instituição oferece. "Muitos chegam aqui sem saber qual é o trabalho da Defensoria Pública. É importante difundir essas atividades para que o próprio público possa sentir-se parte desse trabalho. Ir ao bairro deles é importante também para que eles se sintam pertencentes a esse órgão", ressaltou.

No caso de Jéssica Sales, o serviço prestado pela Defensoria foi em relação à pensão alimentícia. "Espero conseguir resolver porque é uma causa que demora muito em alguns órgãos públicos e fui informada que aqui na Defensoria, trazendo os documentos específicos, eu consigo sair com minha causa resolvida", pontuou.

Já Cristiane Pereira precisava de assistência jurídica ligada à área de saúde. A assistida informou que o pai foi internado no HGI – Hospital Geral de Ipiaú, no sul da Bahia, com princípio de AVC, mas não foi bem atendido. Por isso, a família precisou transferi-lo para um hospital particular, processo que custou caro. "Nós removemos ele para um hospital particular e hoje temos uma dívida de 16 mil reais para pagar. Nesse sentido, quero acionar o Estado para que cubra essa despesa porque a família não tem condições de pagar. A Defensoria Pública me encaminhou para o setor no Jardim Baiano (CAJ – Casa de Acesso à Justiça) para eu buscar mais informações e tentar resolver minha causa. Quero agradecer porque o pessoal aqui me atendeu muito bem!", elogiou Cristiane.

O Abração Cidadão é uma iniciativa da TV Record em parceria com a Rádio Sociedade que leva, uma vez por mês, ações gratuitas de serviços públicos ao cidadão, a partir de parcerias com instituições como a Defensoria Pública da Bahia. O próximo bairro a ser visitado será Periperi, em outubro.