COMUNICAÇÃO
Abrigos de idosos serão visitados pela Defensoria Pública
A Defensoria Pública da Bahia, através do seu núcleo especializado de atendimento aos idosos, vai visitar os abrigos de Salvador e verificar se estão cumprindo as exigências previstas pelo Estatuto do Idoso e pelas agências de vigilância sanitária. De acordo com subcoordenadora do núcleo, defensora Walmary Pimentel, o trabalho será gradativo e realizado de maneira multidisciplinar. "Desta maneira, poderemos analisar o real estado em que cada idoso se encontra; podendo inseri-lo ou não no ambiente familiar", ressaltou Pimentel, ao comentar que são muitos os motivos que levam famílias a abandonarem os asilados.
Uma equipe de estagiários das áreas de Direito, Serviço Social e Psicologia passou a integrar, nesta semana, o núcleo de atendimento ao Idoso da Defensoria Pública da Bahia, que vai atuar junto às instituições de longa permanência para a pessoa idosa em Salvador. Sob supervisão de profissionais das respectivas áreas, o grupo percorrerá o total de 200 instituições da capital, entre hospitais, asilos e casas de repouso para aplicação de questionários no sentido de diagnosticar a real situação dos abrigos e dos idosos.
Hoje são aproximadamente 14,5 milhões de pessoas idosos no Brasil; o que representa 8,6 da população total, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estimativas do Instituto apontam que, em 2020, a população com mais de 60 anos no Brasil deva chegar a 30 milhões de pessoas (13% do total), e a esperança de vida a 70,3 anos.