COMUNICAÇÃO
Ação Cidadã da Defensoria estimula reativação de programa em Feira de Santana
O objetivo do projeto da Prefeitura é a manutenção de psicólogos e assistentes sociais que possam trabalhar na reintegração de crianças e adolescentes em famílias biológicas e substitutas. O Família - O Melhor Abrigo foi reativado no dia 18 de junho, no Palácio Municipal Maria Quitéria, sede do governo municipal da cidade, e é mantido pela cooperação do Tribunal de Justiça com o Ministério Público, com participação dos Conselhos Tutelares.
A Defensoria Pública esteve presente na solenidade de reativação do projeto. Na ocasião, a instituição foi muito elogiada pela repercussão positiva da Ação Cidadã - Ame e Adote. "A Administração Superior da Defensoria Pública está analisando a participação da instituição no programa", explicou a subcoordenadora da 1ª Defensoria Pública Regional - Feira de Santana, Liliane Amaral.
Segundo a subcoordenadora, a importância do Família - O Melhor Abrigo é a possibilidade de agilização das medidas de adoção, propostas pela Ação Cidadã - Ame e adote. A defensora pública Sandra Falcão, responsável pela Ação Cidadã em Feira de Santana, concorda com Liliane Amaral, argumentando que, para realizar o processo de adoção, são imprescindíveis relatórios sociais de assistentes sociais.
"Com a manutenção de psicólogos e assistentes sociais dentro dos orfanatos, as avaliações e os relatórios sociais saem com mais rapidez e, assim, o processo de adoção como um todo é mais agilizado, já que é eliminada uma delongada etapa", afirmou Liliane.