COMUNICAÇÃO

Ação Cidadã – Defensoria atende cerca de 200 pessoas em busca de regularização de paternidade

25/08/2010 0:07 | Por

Cerca de 200 pessoas foram atendidas durante a primeira fase da "Ação Cidadã - Sou Pai Responsável" da Defensoria Pública do Estado, que aconteceu, entre os dias 19 e 21, nos bairros de Castelo Branco, Narandiba, Vasco da Gama e Luís Anselmo, em Salvador. O objetivo da ação é conscientizar a população a respeito da importância do papel dos pais, sobretudo do pai na formação de um cidadão.

Para os pais que precisem comprovar a paternidade, a Defensoria oferece o exame de DNA, gratuitamente. Durante esta primeira etapa, interessados em regularizar a paternidade de seus filhos foram cadastrados e convidados a realizar o exame nos próximos dias 26, 27, 28 de agosto, nos Centros Sociais Urbanos dos mesmos bairros. Nesses dias, defensores voltam às comunidades para audiências de conciliação e realização de exames.

Para a defensora pública Rosane Assunção, que coordena o programa de DNA da Defensoria, o projeto visa garantir o exercício pleno da cidadania de quem está em busca do reconhecimento paterno, inserindo crianças e jovens no seio familiar. "A Defensoria Pública se movimenta nessa direção, a fim de contribuir e esclarecer a população sobre a responsabilidade paterna e a possibilidade dos pais acompanharem a história de seus filhos", completou a defensora.

Moradora da Federação, Telma Brito parabenizou o projeto. "A Ação Cidadã é uma ótima iniciativa, principalmente para minha filha, que não foi registrada pelo pai e que, agora, com este exame, poderá ter o nome de seu pai em seus documentos. O atendimento foi bastante esclarecedor.", afirmou. Situação semelhante aconteceu com Rafael Pléssem (22), que já entende a importância do reconhecimento. "Estou aqui hoje porque quero registrar meu filho, eu tenho pouco contato com ele, preciso saber se ele é realmente meu filho e se for, quero vê-lo crescer, acompanhar a educação dele. Sem esse serviço da Defensoria, eu jamais teria essa oportunidade", enfatizou.

Ação - A Ação Cidadã - Sou Pai Responsável busca conscientizar os pais e mães a respeito da importância dos pais na educação e formação de um cidadão. Há dois anos, o Programa de Paternidade Responsável está disponível à população, em todas as comarcas onde atua a Defensoria Pública, sendo intensificada em determinados períodos em alguns locais. Para mais informações sobre o programa, a população pode ligar para o Disque Defensoria 129.

Centro Social Urbano Castelo Branco

Rua A, 3ª etapa de Castelo Branco, CEP: 41.320-010Telefone: 3117-2122/2194

Ponto de referência: Pouco antes do final de linha, ao lado do presídio Lafayette Coutinho.

Centro Social Urbano Vasco da Gama

Rua Pedro Gama, s/n, Federação, CEP: 40.230-000 Telefone: 3117-6767Ponto de referência: final de linha da Federação, após o Irdeb, 1ª entrada a esquerda.

Centro Social Urbano Narandiba

Av. Edgar R. dos Santos, 511E, CEP: 41.18-620Telefone: 3116-9075Ponto de referência: vindo da Paralela, após Posto de Gasolina, 1ª descida à direita, em frente a Conder.

Centro Social Urbano Luis Anselmo

Rua Luis Anselmo, 155, Matatu, CEP: 40.225-120Telefone: 3116-2190/2191 3244-7472Ponto de referência: Final da rua principal, logo após ao Mercadinho Ideal