COMUNICAÇÃO

Ação Cidadã – Sou pai responsável atende população de Varzedo e Dom Macedo Costa

17/08/2010 14:37 | Por

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:”Times New Roman”; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;}

Cerca de 140 pessoas foram atendidas pelo Projeto “Ação Cidadã – Sou pai responsável” na comarca de Santo Antônio de Jesus. Na comunidade de Dom Macedo Costa, 83 pessoas procuraram a Defensoria no dia 11 de agosto, quando foram realizados acordos e orientações jurídicas, além de exames de DNA. No dia 12 de agosto, foi a vez de 60 moradores do distrito de Varzedo serem atendidos por defensores da Instituição. “Este projeto promove transformação social e tem extrema relevância para a população carente, que pode ter acesso á justiça mais facilmente”, afirma o defensor Márcio Marcílio, um dos responsáveis pelo atendimento.

Para Maria Damiana, conselheira tutelar de Dom Macedo Costa, o projeto é uma das melhores ações sociais dos últimos tempos. “É muito emocionante ver pessoas humildes, que não tem condições de pagar ações judiciais, terem a oportunidade de conhecer sua origem e exercer cidadania através de um projeto justo, bem organizado e humanizado. Conhecer sua descendência é o primeiro passo para muitos outros direitos”, defende.

Mãe de um adolescente de 13 anos, a dona de casa Cremilda Tavares considera o projeto imprescindível. “Graças à Defensoria, não irão mais existir dúvidas quanto à paternidade do meu filho, nem quanto à minha dignidade. Depois que forem realizados os exames, meu filho vai poder ter o nome do pai na sua identidade e vai ter sua descendência comprovada”, pontua. “Além de todos estes benefícios, a Defensoria ainda vem até a população, facilitando mais ainda o acesso à justiça. Moro longe do centro da cidade e não precisei me deslocar até lá para ter o meu direito atendido”, completa.

A Ação Cidadã – Sou Pai Responsável busca conscientizar a população a respeito da importância do papel dos pais, sobretudo do pai na formação de um cidadão. Há dois anos, o Programa de Paternidade Responsável está disponível à população, em todas as Comarcas (34) onde atua a Defensoria Pública, sendo intensificada em determinados períodos em alguns locais. Até então, nestas 34 cidades, foram realizados 1.900 exames de DNA em ações itinerantes e nas sedes fixas da Defensoria. Esta Ação é permanente em todos os postos de atendimento da Defensoria Pública e é gratuito durante todo o ano.

Na cidade de Santo Antonio, os exames de DNA continuam sendo agendados diariamente e são realizados uma vez por semana. Mais informações através do telefone 129.