COMUNICAÇÃO
Ação Cidadã Sou Pai Responsável chegou ao Barradão e atendeu os torcedores na Loja do Leão
Atendimentos seguirão no Estádio Manoel Barradas entre 12 e 16 de agosto, das 9h às 16h
Dizem que os sonhos não envelhecem nunca. Aos 57 anos, Rivaldo Laurindo da Silva ainda deseja realizar um deles: conhecer o próprio pai, que não o viu nascer ou crescer. Natural de Juazeiro do Norte, no Ceará, mas criado na Bahia, ele veio à Loja do Leão, no Estádio Manoel Barradas (Barradão), para participar do lançamento da Ação Cidadã Sou Pai Responsável, da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, neste sábado (10).
“Eu não tive o prazer de conhecer o meu pai, mas tenho o sonho de descobrir e conhecer ele, porque não conheço ninguém da família dele”, comenta em um misto de tristeza e esperança. Embora também não tenha tido filhos biológicos, Rivaldo conheceu a mãe de M. e assumiu a paternidade dos seus três filhos pequenos, quando se conheceram.
A visita ao Barradão não poderia ser por um motivo melhor, como descreve: está acompanhando o neto para fazer o exame de DNA e comprovar se o suposto bisneto, recém-nascido, é de fato um novo membro da família. “A família toda torce por isso: mãe, tia, avó também. Todo mundo está abençoando essa criança que chegou. Para mim, é um sonho, uma felicidade ter um bisneto e que venham os próximos”, confessa com alegria.
Dia dos Pais
Em comemoração ao Dia dos Pais, Ricardo Martins, 36 anos, se deu um presente nada material. Resolveu levar a pequena Rafaela Vitória à Toca do Leão para ver, pela primeira vez, os jogadores do Esporte Clube Vitória entrarem em campo. “Quero que ela se apaixone pelo clube”, afirmou.
A semelhança entre os nomes não foi por acaso e a filha de Martins trouxe bons ventos: o time anotou 2 a 0 contra o Paraná na partida deste sábado. Mas, antes do apito inicial, aproveitou para conhecer a Ação Cidadã Sou Pai Responsável e refletir sobre a iniciativa da DPE/BA. “É uma campanha que engrandece muito o clube, por meio dessa parceria com a Defensoria Pública. Isso é importante para muitas crianças”, destaca.
Defensoria na Torcida
Durante a tarde, no Barradão, foram realizados sete atendimentos, um deles com coleta de material biológico para a realização dos exames de DNA. Houve também o fornecimento de orientações jurídicas sobre a importância da ação. “Do ponto de vista familiar, é necessário que o pai esteja junto com a mãe. Em geral, os homens entregam essa responsabilidade para a mulher e geram uma sobrecarga de trabalho por conta da sua ausência”, destaca o padrinho da campanha de 2019, o ator baiano Érico Brás.
A parceria entre a DPE/BA e o Esporte Clube Vitória integra o projeto Defensoria na Torcida, que visa conscientizar os torcedores e o público em geral sobre a paternidade responsável. “Queremos incorporar a força que tem o futebol, uma paixão nacional, e potencializar o alcance das campanhas institucionais. Procuramos encaixar a Ação Cidadã Sou Pai Responsável e imaginamos a nossa ação nos clubes da Bahia, conscientizando sobre a responsabilidade de ser pai”, destacou Pedro Casali Bahia, subdefensor Público Geral que representou a Defensoria, durante a ação, junto com defensores que marcaram presença.
A Defensoria na Torcida é o primeiro projeto de muitos que visam atingir em cheio os amantes de futebol que acompanham os times de perto. Um deles é o projeto Jovens na Torcida, desenvolvido pelo órgão em conjunto com a Federação Baiana de Futebol (FBF) e os clubes baianos. “Vamos capilarizar ainda mais a atuação da DPE/BA”, planeja Pedro Bahia.