COMUNICAÇÃO

Ação Cidadã Sou Pai Responsável é lançada na Casa de Acesso à Justiça I

01/08/2016 19:40 | Por Luciana Costa - DRT/BA 4091 (texto e fotos)
Jogadores da dupla Ba-Vi apadrinham edição 2016 da campanha

Carinho, afeto, amor, conselhos e tudo o que uma relação próxima entre pai e filho pode proporcionar. É com o objetivo de promover o estreitamento dos laços afetivos dessa relação que a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA lançou nesta segunda-feira, 1, a edição 2016 da Ação Cidadã Sou Pai Responsável. A campanha, que realiza gratuitamente exames de DNA para reconhecimento de paternidade, é desenvolvida durante todo o ano em todas as comarcas onde a Defensoria está presente e intensificada sempre no mês dedicado aos pais. Os padrinhos são os jogadores da dupla Ba-Vi: o goleiro do Vitória, Fernando Miguel, e o meio-campo do Bahia, Feijão.

CARTAZ_A3_PAI_RESPONSAVEL.jpg

 

“A intenção da Ação Cidadã Sou Pai Responsável é promover o estreitamento de laços entre pais e filhos. Observa-se nos índices de violência que os adolescentes que não têm o reconhecimento da paternidade tornam-se suscetíveis a cometerem atos infracionais”, disse a subcoordenadora da Especializada de Família, Donila Fonseca.

Após a coleta do material, mães e supostos pais são convidados a comparecerem à Defensoria para, juntos, presenciarem a abertura do resultado do exame. Se confirmada a paternidade, os responsáveis são orientados a entrarem em um acordo quanto à inclusão do nome do pai no registro civil e quanto às ações decorrentes desta – pensão alimentícia, guarda, entre outras. Além da assistência jurídica, uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos e assistentes sociais trabalham com as partes envolvidas, a fim de que sejam sanados conflitos que afetam a estrutura familiar.

“Não queremos apenas realizar o exame para comprovar a paternidade, mas também aproximar o pai do filho dando amor e carinho. Não é apenas o reconhecimento no papel é o reconhecimento afetivo também”, explicou a coordenadora das Especializadas da Capital, Gianna Gerbasi.

Certidão de nascimento sem nenhum registro de qualquer pai, a identidade e o comprovante de residência da mãe e do suposto pai, são os documentos necessários para quem for buscar o atendimento da Ação Cidadã Sou Pai Responsável. Para mais informações, ligue para o Disque Defensoria 129 (apenas de telefone fixo) ou acesse o aplicativo Defensoria Bahia através do Play Store (Android) e App Store (IOS).