COMUNICAÇÃO
Ação Cidadã Sou Pai Responsável encerra campanha com 327 exames de DNA realizados na Bahia
Foram registrados quase mil atendimentos em geral à população baiana
A campanha de intensificação da Ação Cidadã Sou Pai Responsável 2024, da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), chegou ao fim. Desde o dia 7 de agosto, quando foi dado o pontapé inicial da campanha deste ano, foram registrados 987 atendimentos em geral à população baiana e 327 exames de DNA no estado, somente no mês de agosto.
Em Salvador, a Especializada de Família, coordenada pelos defensores Tatiane Ferraz e Adriano Oliveira, registrou 119 exames de DNA durante a campanha de intensificação da Ação Cidadã Sou Pai Responsável. O número é maior do que o registrado em 2023, com 113 exames realizados.
“Estamos satisfeitos com o resultado alcançado e com o empenho da equipe. Ainda temos muito trabalho pela frente, não iremos descansar enquanto os números de registros civis sem a identificação paterna não caírem, pois os laços de afeto advindos da paternidade fazem diferença na vida de uma criança e de um adolescente”, explicou a coordenadora Tatiane Ferraz.
No ritmo da emoção
Este ano, a campanha foi lançada em 7 de agosto, na Casa de Acesso à Justiça I, no Jardim Baiano, teve como padrinho o músico Carlinhos Brown. O lema adotou o lema “Viva no ritmo da emoção: seja um pai responsável”, em alusão aos sentimentos vividos pelos homens que assumem a efetiva paternidade, não apenas visando a garantia de direitos da criança, mas também valorizando os momentos junto aos(às) filhos(as).
Outros municípios também abraçaram a campanha, principalmente no já tradicional Dia D. O dia 17 de agosto foi eleito como o “Dia D” de intensificação do oferecimento de exames de DNA para reconhecimento de paternidade pelo projeto “Meu Pai Tem Nome”, do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege). No mês de agosto, a Ação Cidadã Sou Pai Responsável, da Defensoria da Bahia, se une à iniciativa nacional, promovendo um verdadeiro mutirão de atendimento. Foram mais de 20 municípios participando das ações.
Desde a sua criação, em 2007, até o final de julho deste ano – momento anterior ao lançamento da campanha – já haviam sido realizados mais de 26 mil exames de DNA gratuitos para reconhecimento e investigação de paternidade. Também houve oferta de assistência jurídica e psicossocial às famílias, além de acordos e conciliações.
Os exames DNA podem ser realizados durante todo o ano nas sedes da Defensoria, na capital e no interior, na Unidade Móvel de Atendimento, que percorre a Bahia levando os serviços da instituição; e também em alguns mutirões e itinerâncias que a DPE faz pelo estado.