COMUNICAÇÃO
Ação Cidadã Sou pai Responsável entrega resultados de DNA em Vitória da Conquista
A ação Cidadã Sou Pai Responsável da Defensoria Pública do Estado da Bahia tem apresentado bons resultados também no interior do Estado. Na última sexta-feira (05), a 2ª Regional da Defensoria em Vitória da Conquista fez a entrega de resultados de exames de DNA realizados no mês de agosto. No total, 26 resultados de exames de paternidade foram abertos e 15 deles tiveram resultado positivo. A Ação busca conscientizar sobre a importância da paternidade.
Os pais e mães foram atendidos pela subcoordenadora da 2ª Regional, Josefina Marques, e pelos defensores públicos Robson Vieira, Cláudio Bahia, Valdemir Pina, Paula Pereira e Marta Cristina Nunes Almeida, que comunicaram os resultados dos exames, estimulando o acordo em relação à filiação no que se refere à guarda, o registro e a regulamentação de pensão alimentícia.
A defensora pública Josefina Marques avalia a ação de forma positiva tendo em vista que este mutirão aproxima a Defensoria da população e oportuniza a solução rápida e extrajudicial de um problema vivido pela população. “Este reconhecimento garante a estas crianças o exercício de um direito assegurado no Estatuto da Criança e do Adolescente, além de aproximar pais e filhos. Só nessa momento, 14 homens dos que 15 em que o resultado foi positivo já realizaram um acordo extrajudicial, o que contribui para um “desafogamento” do sistema judiciário”, afirma a defensora.
Para Antônio Carlos, 52 anos, que não tinha a certeza se era pai da pequena Daniela, de 2 anos de idade, nem tinha condições financeiras de fazer o exame, a participação no mutirão fez a diferença. “agora tenho certeza que ela é minha filha e vou continuar dando assistência. Esta iniciativa da Defensoria é muito importante para quem não pode pagar o exame. Agora vou fazer muito mais por ela”, declarou Antônio.
Ação – O serviço de reconhecimento da Paternidade está disponível à população diariamente nas unidades de atendimento da Defensoria, na capital e no interior do Estado, onde há Defensoria Pública. É uma Ação permanente e gratuita durante todo o ano. Para mais informações sobre o programa, a população pode ligar para o Disque Defensoria 129.