COMUNICAÇÃO
Ação Cidadã Sou Pai responsável mobiliza famílias em Itabuna e em Irecê
st1\:*{behavior:url(#ieooui) }
/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:”Times New Roman”; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;}
Com a aproximação do Dia dos pais, a Defensoria Pública intensificou a campanha Ação Cidadã – Sou Pai Responsável no interior do estado. Na comarca de Irecê, a 478 km de Salvador, entre os dias 2 e 05 de agosto, foram 50 famílias cadastradas que receberam orientação jurídica. A ideia é conscientizar as famílias sobre os direitos e deveres em alguns âmbitos da legislação, especialmente, daqueles que lidam com reconhecimento de paternidade, ação de alimentos, guarda e até divisão de bens.
“Fizemos um trabalho de divulgação e verificamos a necessidade de estender o cadastro das pessoas até o próximo dia 16. Esses, portanto, são resultados parciais que tendem a ser ampliados porque a demanda e as dúvidas existem”, afirma o defensor público Aldo Sampaio. Uma vez feita a triagem, os assistidos são encaminhados aos laboratórios para a realização de exames. Uma vez constada a paternidade, os lados envolvidos no caso são convocados para fecharem um acordo sobre alimentos, questões de guarda e visita. Todo esse procedimento tem sido feito basicamente por medidas extrajudiciais – o que assegura maior rapidez na resolução dos casos.
Em Itabuna, a 400 km de Salvador, cerca de 20 pessoas também procuraram a Defensoria para esclarecer dúvidas e procurar agendamentos. Só nesse início de mês, já foram feitos cinco exames de DNA com abertura de laudos. Essa mobilização mais intensa serviu para garantir orientação jurídica à população e também para o agendamento da coleta de material. Embora a Campanha aconteça o ano todo, nessa época, a mobilização é mais intensa.