COMUNICAÇÃO

Ação Cidadã Sou Pai Responsável visita os bairros de Nordeste de Amaralina e Candeal

11/11/2010 20:26 | Por

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,”sans-serif”; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:”Times New Roman”; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:”Times New Roman”; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}

A Defensoria Pública do Estado da Bahia continua trabalhando para sensibilizar homens sobre a importância do reconhecimento paterno e levando a Ação Cidadã Sou Pai Responsável a bairros de Salvador. Nesta semana, é a vez dos bairros de Nordeste de Amaralina e Candeal receberem defensores públicos promovendo audiências de conciliação e realização de exame de DNA gratuitos – para aqueles que precisam da confirmação da paternidade – a fim de regularizar os registros de seus filhos.

No Nordeste de Amaralina, a Ação acontece nesta quarta-feira (10), às 9h, para fazer a coleta de material e realização dos exames. A atividade acontece na Feira de Ação e Cidadania, em frente ao Centro de Saúde Professor Sabino Silva, no final de linha do bairro. Na primeira etapa, ocorrida em setembro deste ano, os supostos pais foram convidados a comparecerem para a audiência de conciliação e realização de exame.

A defensora pública Rosane Assunção, que coordena o programa de DNA da Defensoria, reforça que a ação tem como foco o exercício da cidadania por parte daqueles que precisam de reconhecimento paterno e inclusão no seio da família. “Essa Ação busca esclarecer e contribuir com a população sobre a importância da responsabilidade paterna e o acompanhamento na formação dos filhos”.

No bairro do Candeal, na Unidade de Saúde da Família, na Rua 18 de Agosto, s/n, moradores participam da 1º etapa da Ação, na próxima sexta-feira, dia 12 de novembro, também a partir das 09h. Na oportunidade, a defensora pública Célia Padilha orientará a população quanto à regularização consciente da paternidade e convida os supostos pais e mães para regularização dos registros. Segundo ela, a Ação Cidadã Sou Pai Responsável garante o reconhecimento à paternidade das pessoas que não têm recursos financeiros para custear o exame- que tem preço elevado, e, sobretudo, estabelece e fortalece vínculos afetivos entre pais e filhos necessários para fortalecimento do núcleo familiar. “Precisamos reafirmar este trabalho, pois somos a única instituição no Estado a disponibilizar o exame de DNA gratuitamente para as famílias mais carentes da capital e do interior”, observa Célia.

No dia 27 de novembro, a Defensoria retorna ao bairro do Candeal para realizar coleta de material genético, a fim de realizar o exame.Posteriormente a essa etapa é realizada ações de regularização de visitas e acordos de alimentos, caso o resultado seja positivo. Na ocasião, os assistidos devem comparecer munidos de documentos pessoais RG, CPF e certidão de nascimento do filho (a). Outras orientações jurídicas também poderão ser obtidas no local.

No mês de agosto, a Ação Cidadã esteve nos bairros de Castelo Branco, Narandiba, Vasco da gama e Luis Anselmo e realizou mais de 300 atendimentos. Para mais informações Disque Defensoria – 129.