COMUNICAÇÃO

Ação Global no SESI Retiro conta com a participação da Defensoria Pública

27/05/2017 15:43 | Por Danielle Souza (estagiária), com supervisão de Vanda Amorim DRT/PE 1339

Apesar do dia de muita chuva, mais de 95 atendimentos foram prestados pela Instituição

 

Nem a chuva foi capaz de afastar os baianos da Ação Global neste sábado, 27 de maio. Na área externa do SESI Reitor Miguel Calmon, no bairro do Retiro, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA esteve presente durante todo o dia prestando atendimento jurídico gratuito para a população. Ao todo, mais de 95 atendimentos foram realizados.

 

Dentre as demandas mais solicitadas entre os assistidos da Defensoria estão juizado criminal, família, violência doméstica, consumidor, infância e juventude. Para o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macedo, a participação da Defensoria em eventos como este é de suma importância para a população. “Dessa forma, mostramos a essencialidade da Instituição que é estar cada vez mais perto e acessível ao cidadão”, afirmou.

 

A defensora pública Eliana Reis, acredita que a grande procura da população pelo stand da Defensoria demonstra o bom trabalho que vem sendo feito pela Instituição ao longo dos anos. “A comunidade compareceu em massa. Os assistidos já saem daqui agendados para os respectivos setores de atendimento da DPE e isso reforça a nossa visibilidade e credibilidade perante a sociedade”, avaliou a defensora.

 

O defensor público Rodrigo Assis também esteve presente no evento e avaliou a Ação como bastante produtiva. “O atendimento aos assistidos está sendo muito positivo. O evento está de parabéns pela organização e pelo grande serviço que presta à comunidade”, disse. Já para a defensora pública Walmary Pimentel a ação serviu para constatar a grande demanda da Defensoria. “Com este evento podemos verificar que precisamos de mais defensores públicos e de mais espaços, porque a carência da população é muito grande”, afirmou.

CIDADÃOS ASSISTIDOS

Eron dos Santos, 61 anos, é representante comercial e buscou a Defensoria para regularizar a certidão de nascimento de sua mãe. “Estou sendo prejudicado por causa desse documento e hoje, no primeiro atendimento, já fui encaminhado. Muito bom e prático!”, avaliou.

 

Dona Judite Pinheiro, 76 anos, também procurou o stand da Defensoria para resolver a sua situação perante um programa social. “Meu antigo processo foi abandonado pela advogada e hoje quero apenas um lugar para morar. Já recebi a orientação e estou confiante”, disse.

 

Já para o motorista Antônio Cosme de 33 anos, o atendimento foi bastante satisfatório pois os defensores esclareceram, de forma objetiva, todas as suas dúvidas. “Vim regularizar a pensão alimentícia e gostei do atendimento, consegui entender tudo. Agora vai dar certo!”, disse.

 

Também estiveram presentes no evento os servidores Edineide da Silva, Laís Almeida, Ananda do Carmo e Vinícius Matias.