COMUNICAÇÃO

Ação Itinerante da Defensoria atende moradores de Periperi

21/02/2011 21:03 | Por

A Polícia Militar da Bahia comemorou 186 anos na última sexta-feira (18). Como parte das comemorações realizadas, a Defensoria Pública da Bahia foi convidada para prestar atendimento judicial e extrajudicial aos moradores do bairro de Periperi, no subúrbio, com a Ação Cidadã - Defensoria Itinerante. Para esclarecer dúvidas e buscar orientações jurídicas para seus problemas, a população não deixou de comparecer ao evento. Cerca de 60 atendimentos foram realizados pela equipe de defensores e de apoio da Defensoria, em sua maioria na área de família, na busca por pensão alimentícia, pedido de exame de DNA, inventário, além de mudança na certidão de nascimento.

A estudante Leidiane Barbosa, 23 anos, precisava reconhecer a paternidade de seu filho e viu nessa visita da Defensoria a oportunidade de resolver a situação de forma gratuita. "Procurei o atendimento da Defensoria porque quero fazer o exame de DNA de meu filho, pois o pai não registrou ele e não dar nenhuma ajuda", lamenta. A dona de casa Marilúcia Ornelas, 56 anos, também destaca a importância desse serviço que é levado para as comunidades carentes. "A presença da Defensoria na nossa comunidade é muito importante para sabermos os nossos direitos. O pai das minhas filhas excluiu o plano de saúde delas e eu preciso saber quais são os direitos das meninas", questiona.

O capitão Alexandre Messias fala sobre a importância dessas Ações. "Uma vez que essa comunidade é carente, devemos oferecer serviços e interagir com ela, além de firmar parceria com outros órgãos em prol do cidadão", explica. Para a defensora Walmary Dias Pimentel, é fundamental atuar em conjunto. "As parcerias são muito importantes, com esse diálogo entre instituições públicas, o cidadão é o maior beneficiado", pontua.

Outras instituição estiveram presentes como o Detran, Secretaria de Segurança Pública e SAC. Na oportunidade foram realizadas também oficinas e palestra sobre educação ambiental, primeiros socorros, prevenção de acidentes e sexualidade. A atividade aconteceu Praça da Revolução no bairro de Periperi.