COMUNICAÇÃO

Ação Pai Responsável já atendeu mais de mil homens no Estado

21/07/2009 17:32 | Por

O total de 1.073 homens de todo o Estado atendeu ao chamado da Defensoria Pública do Estado da Bahia para se conscientizarem da importância do reconhecimento da paternidade. Neste primeiro semestre de 2009, os assistidos procuraram as unidades da instituição para participar da Ação Cidadã – Sou Pai Responsável, que possibilita a investigação da paternidade de forma mais ágil através da disponibilização do exame de DNA gratuito.

De acordo com a subcoordenadora das Defensorias Públicas Especializadas de Família, Rosane Assunção, em Salvador e Região Metropolitana, excetuando o município de Lauro de Freitas, foram realizados cerca de 250 exames de DNA de janeiro a junho deste ano. Apenas 36 destes exames resultaram em negatória de paternidade, ou seja, os homens não eram os pais das crianças em questão. No interior, a Ação Cidadã atingiu o número de 798 exames de DNA.

Após a intensificação da campanha no município de Lauro de Freitas, com busdoor, outdoor e panfletos, aproximadamente 25 coletas de material para exames de DNA foram feitas. Os resultados dos exames estão previstos para agosto.

Paternidade Consciente – A Ação Cidadã Sou Pai Responsável é realizada pela Defensoria Pública da Bahia desde 2006 e visa sensibilizar os homens que estão sendo processados com ações de investigação de paternidade, no intuito de poder agilizar esses processos em busca da conciliação familiar. Em 2008, a Ação ganhou campanha publicitária, que teve o cantor Durval Lélis como padrinho e alcançou todo o Estado. As pessoas interessadas no serviço devem procurar a unidade da Defensoria em seu município.