COMUNICAÇÃO

Ações de combate ao trabalho infantil e à exploração sexual acontecerão durante o Carnaval

16/02/2017 14:45 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA Foto: Carol Garcia
Plantão Integrado contará com o apoio de secretarias estaduais e órgãos

Intensificação das ações de combate ao trabalho infantil e à exploração sexual durante o Carnaval 2017. Esse é o objetivo da campanha Fique de Olho! Denuncie a exploração sexual e o trabalho infantil, lançada nessa quarta-feira, 15, no foyer do Teatro Castro Alves – TCA. Também como parte da ação funcionará o Plantão Integrado do Comitê Local de Proteção a Crianças e Adolescentes em Grandes Eventos na sede do Procon, na Rua Carlos Gomes, das 12h às 0h, desenvolvendo medidas que inibam crimes e estimulem denúncias de violação dos direitos humanos.

Coordenado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, o Plantão integra as ações de secretarias estaduais e instituições como Defensoria Pública do Estado – DPE/BA. “Há 10 anos, a Defensoria Pública garante a foliãs e foliões um Carnaval de direitos, especialmente de crianças e adolescentes, e não será diferente neste ano. Garantindo o atendimento presencial no Plantão Integrado, estaremos combatendo de forma contundente as violações decorrentes do abuso e exploração sexual, do trabalho infantil, além de fortalecer a rede com os demais atores”, destacou a subcoordenadora da Especializada de Proteção aos Direitos da Criança e Adolescente, Maria Carmen Novaes.

Ainda de acordo com Maria Carmen, é inegável que a atuação de todas as instituições harmonizadas vem diminuindo as violações através das ações e da educação em direitos. O Observatório Estadual de Combate à Exploração Sexual e o Trabalho Infantil também funcionará no Plantão Integrado, na captação, sistematização e análise das ocorrências de violação dos direitos da Criança e do Adolescente, gerando dados que servirão de subsídio para o fortalecimento das ações da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente. Juizado da Infância e Adolescência, Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados, Fundação da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Delegacia de Atendimento ao Adolescente Infrator, Delegacia Especial de Repressão aos Crimes contra Criança e o Adolescente, entre outras instituições da sociedade civil também integrarão o Plantão.