COMUNICAÇÃO

Ações junto à população em situação de rua inspiram trabalho acadêmico

27/09/2012 14:43 | Por

A relevante atuação da Defensoria Pública junto às pessoas em situação de rua está chamando a atenção da sociedade. Responsável por intermediar questões que permitem o acesso à saúde e inserção em programas sociais como Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família e o Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), o trabalho da Especializada em Direitos Humanos despertou o interesse da estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Jussiara Moura, que escolheu esta área de atuação da Defensoria como tema de seu trabalho acadêmico.

Ao tomar conhecimento da ação da universitária, a defensora pública Fabiana Almeida, subcoordenadora da Especializada em Direitos Humanos, classificou a iniciativa como “mais uma oportunidade para dar visibilidade, divulgação e reconhecimento às ações da Defensoria voltadas a esta população tão vulnerável”. Segundo ela, desde janeiro até agora, 406 pessoas em situação de rua foram atendidas pela Defensoria Pública e receberam orientações judiciais e extrajudiciais, bem como os devidos encaminhamentos para os órgãos responsáveis pelas suas demandas.

Jornal Experimental

A equipe de estudantes, composta por Jussiara Moura e mais quatro colegas que cursam o 6º semestre em uma faculdade de Salvador, concentrou-se num trabalho acadêmico cujo foco é a população em situação de rua. “Diante das pesquisas realizadas pelo nosso grupo, a atuação da Defensoria Pública da Bahia chamou nossa atenção pela eficiência das ações e por dar acesso à saúde para este segmento excluído da sociedade”, afirmou a estudante. Como trabalho do semestre, o grupo de alunos elaborou um jornal experimental, no qual a atuação da instituição defensorial figurou como destaque na seção de Saúde voltada para esse público.

Entre as ações que chamaram a atenção dos estudantes universitários está o mutirão, realizado no último mês de junho, como resultado da parceria firmada entre a Defensoria Pública e a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social que possibilitou aos cidadãos em situação de rua acessar variados benefícios. “A Defensoria tem buscado atuar na garantia dos direitos destas pessoas, prestando assistência jurídica e social, visando identificar suas particularidades e, assim, aprofundar nossa atuação”, destacou a defensora pública.