COMUNICAÇÃO

Administração Superior, Corregedoria e coordenações da DPE/BA estudam aprimoramento de dados de atendimento pelo Sigad

30/11/2017 13:30 | Por Lucas Fernandes - DRT/BA 4922 (texto e fotos)

O encontro aconteceu na sala do Conselho Superior e contou com a participação de defensores públicos titulares de regionais no interior por videoconferência

Com o objetivo de analisar, mensurar atendimentos realizados no ano de 2017 através do Sistema Integrado de Gestão de Atendimento da Defensoria – SIGAD e detectar problemas e desafios a serem superados para o melhor uso da ferramenta, a Administração Superior da Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA realizou hoje, 30, reunião com a Corregedoria e coordenadores e subcoordenadores da instituição.

Na ocasião foram apresentados pela servidora analista técnica em Estatística, Pétala Tuy, dados do Sigad coletados de 1° de janeiro a 23 de novembro. Também foram discutidas pelos defensores públicos questões referentes usabilidade do sistema, padronização do preenchimento das informações e classificação do atendimento considerando também a complexidade do trabalho.

De acordo com o subdefensor-geral da Bahia, Rafson Saraiva Ximenes, a ideia central no aprimoramento do Sigad é a busca pela apresentação de dados mais confiáveis e maior precisão a respeito do trabalho efetuado pela Instituição de Acesso à Justiça. Ele mostrou ainda que uma melhor aplicação do sistema ajuda no estabelecimento de metas.

Já a corregedora-geral da DPE/BA, Maria Célia Nery Padilha, explicou que essa ação também visa uma maior transparência e a produção de relatórios, alimentados pelos defensores públicos, nos quais possam ser avaliados o quantitativo e o qualitativo do trabalho para que se tenha equilíbrio em cada regional, entre os próprios defensores . Segundo ela, a ferramenta serve também para a melhoria do próprio relatório da Corregedoria-Geral.

A proposta apresentada à administração visa a melhor classificação dos atendimentos por critérios, discriminado o seu tipo, a dedicação exclusiva do defensor público na área de atuação, a sua participação em júris, a realização de audiências públicas, o nível de complexidade do atendimento e a dedicação à atividade administrativa.