COMUNICAÇÃO

Adolescentes do projeto Jovens no Estádio vão à final do campeonato baiano

29/04/2016 18:23 | Por CAMILA MOREIRA DRT 3776/BA

1ª partida do final do campeonato será neste domingo, às 16h, no Barradão

A partida desse domingo entre Bahia e Vitória, 1º jogo da final do campeonato baiano, terá um ingrediente especial além do tradicional clássico do futebol baiano: a inclusão. Mais uma vez, a Defensoria Pública do Estado da Bahia, através do projeto Jovens no Estádio, levará adolescentes institucionalizados para assistir o jogo dentro do estádio. Dessa vez, são 10 jovens da Instituição Beneficente Conceição Macedo. Desde que foi criado, em novembro de 2015, 113 adolescentes já foram beneficiados.

“Mais do que garantir direitos, é papel primordial da Defensoria o aspecto pacificador. E quando se trata do acesso à educação, ao esporte e lazer, aí sim podemos falar das garantias previstas no ECA. O fortalecimento das parcerias da DPE com outras instituições tem ocorrido permanentemente”, destacou a subcoordenadora da Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Carmen Novaes.

De fevereiro a abril desse ano, 76 adolescentes, entre meninos e meninas, já haviam assistido as partidas do campeonato nos estádios da Fonte Nova, Barradão e Pituaçu. No último jogo, entre Bahia e Fluminense, 11 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas da Case Brotas assistiram a partida entre Vitória e Náutico.

Para o servidor Thiago Horta, da Curadoria Especial, a atividade ultrapassou suas expectativas. “Acompanhei as crianças da CAASAH no jogo entre Bahia e Bahia de Feira pelo Campeonato Baiano deste ano. Apesar de ser torcedor do Bahia, devo dizer que o que menos importava naquela ocasião era quem estava no campo. Os olhares atentos, o brilho dos olhos e a alegria que partiam daquelas crianças nas arquibancadas transformou os jogadores em meros coadjuvantes naquela tarde. Toda a minha atenção estava voltada a compreender e tentar retribuir tamanho carinho que recebi daqueles meninos e meninas.

INCLUSÃO

A ideia de promover a inclusão social, a partir de uma das paixões que o brasileiro tem – o futebol, reforça conceitos importantes como meritocracia, responsabilidade e garantia da convivência comunitária de crianças e adolescentes que não têm contato com atividades esportivas. O projeto Jovens no Estádio conta com o apoio da Federação Baiana de Futebol, dos times federados e dos estádios que sediam as partidas.

Leia também: Jovens no Estádio – Defensoria leva adolescentes em situação de vulnerabilidade para assistir jogos