COMUNICAÇÃO
Alagoinhas – Defensoria Pública realiza atividades de capacitação para servidores e estagiários
A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA está desenvolvendo uma série de atividades na Comarca de Alagoinhas desde o final de julho, para capacitar os servidores e estagiários. A iniciativa foi desenvolvida pelos defensores Lucas Resurreição e Marina Pimenta com o intuito de melhorar o desempenho dos serviços da unidade e mostrar a importância da disseminação da cidadania e inclusão social.
Nesse mês de agosto, a Defensoria deu início do Projeto Grupo de Estudos na DPE, no qual um expositor pré-selecionado – que pode ser um defensor, ou um servidor, ou um estagiário – irá compartilhar com a equipe um tema relacionado com a atuação da Instituição, aprofundando o conhecimento sobre o tema estudado, contribuindo com o aperfeiçoamento das atividades na Comarca. O encontro é quinzenal, com duração de 1h.
Outra atividade desenvolvida pela unidade é a campanha 'DPE vai à escola', onde será ministrada a primeira aula sobre ‘Educação em Direitos' na quinta-feira, 27, no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, localizado no município de Alagoinhas. Os alunos do 3° ano do Ensino Médio receberão aulas sobre noções de Direito Constitucional e Cidadania. A proposta é dar aulas mensalmente em uma escola diferente.
O defensor Lucas Resurreição acredita ser um dever constitucional da Defensoria Pública atender em âmbitos extrajudiciais, interagir com a comunidade, disseminar a cidadania, proporcionando, com isso, uma verdadeira inclusão social.
Em setembro, a Defensoria Pública realizará em Alagoinhas mutirões de mediação e conciliação, bem como visita às comunidades para apresentação de palestras e realização de atendimento. As atividades já estão em fase final de planejamento e alinhamento de datas.