COMUNICAÇÃO

Alunos do Curso de Mediação Comunitária seguem em aula prática

29/09/2017 17:38 | Por Elaine Lima - estagiária com supervisão de Vanda Amorim DRT/PE 1339

A aula prática, com simulação de conflitos reais, acontece até o dia 26 de outubro.

 

Simular conflitos reais, esse foi o objetivo dos alunos no curso de Mediação Comunitária promovido pela Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep. Já foram realizadas 5 aulas práticas, no Observatório de Pacificação Social localizado na Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Logo no início da mediação, as alunas do curso e futuras mediadoras comunitárias são instruídas a manterem a sala arrumada e criar um clima agradável para as partes envolvidas em um conflito. A contenda foi encenada pelas estudantes do curso. Nesta parte prática as alunas devem aprender a lidar diretamente com algumas situações delicadas.

Para Josy Andrade, uma das alunas escolhida para ser a mediadora do dia, o cuidado na mediação é fundamental. “Percebi também que a busca pelas palavras corretas, é um artifício muito bom para tornar a mediação melhor. Afinal o uso das palavras é decisivo em determinadas situações”, afirmou a aluna.

Maria Clara, bolsista e pesquisadora do Observatório de Pacificação Social da UFBA, trouxe para as alunas algumas das técnicas fundamentais para sucesso de uma boa mediação. “Através de algumas ferramentas, a mediação pode ir para um caminho, onde ambas as partes saiam com um conflito parcialmente solucionado”, afirmou.

O Curso de Mediação Comunitária da Esdep tem como público-alvo as defensoras populares, que serão responsáveis por solucionar conflitos na comunidade onde residem.  As aulas vão até o dia 26 de outubro.