COMUNICAÇÃO
AMARGOSA – Defensoria participa de conferência sobre direitos da pessoa idosa
Evento teve como tema "Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas"
A Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA esteve presente na última segunda-feira, 15, na IIª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, em Amargosa, cidade da região do Vale do Jiquiriçá, com o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.
O evento, realizado no espaço Lira Carlos Gomes, contou com a participação das defensoras públicas Clarissa Verena Lima Freitas e Júlia Araújo de Abreu, além do prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro (PT), vereadores, secretários do município e outras autoridades.
Em seu discurso, a defensora Clarissa Verena questionou se a sociedade está preparada para os desafios do envelhecimento da população.
“Quando falo sobre envelhecimento, não me refiro apenas aos idosos, mas também toda comunidade, familiares e Poder Público, responsáveis por assegurar os direitos individuais dessa geração”, alerta Clarissa, que cita as áreas do direito à saúde e à segurança financeira como exemplos aos quais deve-se preparar o público para uma inclusão educacional.
Ainda de acordo com a defensora Clarissa, boa parte da violação dos direitos da pessoa idosa ocorre no próprio ambiente familiar. Assim, o trabalho de conscientização sobre o envelhecimento deve estar baseado em três pilares: intersetorialidade (a articulação e a integração entre as diferentes políticas setoriais públicas), intergeracionalidade (convivência entre diferentes gerações) e integralidade (reconhecimento da complexidade e das necessidades de cada indivíduo).
“Cada palestra que oferecemos à comunidade, no intuito de promover o conhecimento, ajuda a fortalecer a luta de cada pessoa vulnerabilizada, difundindo assim o conhecimento sobre a Defensoria Pública como uma forte aliada na efetivação desses direitos”, completa Clarissa.