COMUNICAÇÃO

AMARGOSA – Defensoria visita municípios que integram comarca de Amargosa

28/05/2018 16:51 | Por Vanda Amorim - DRT/PE 1339

O objetivo das visitas foi apresentar a Instituição, estabelecer contato e organizar fluxos de trabalho, a fim de aperfeiçoar o atendimento aos assistidos

Com o objetivo de apresentar os serviços que oferece, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA promoveu visitas institucionais aos municípios de Brejões, Nova Itarana e Milagres, que passaram a integrar a Comarca de Amargosa no ano de 2017. As atividades defensoriais em Amargosa foram restabelecidas pela DPE/Ba em 2015 e agora conta com a atuação de duas defensoras públicas.

Com o apoio da 6ª Regional da Defensoria, que é sediada em Santo Antonio de Jesus e à qual a unidade de Amargosa está integrada, as defensoras públicas que atuam na comarca, Júlia Araújo de Abreu e Fernanda Nunes Morais da Silva, realizaram visitas aos municípios de Brejões, Nova Itarana e Milagres

Em Brejões, localizado a 44,2 km de Amargosa e com uma população de pouco mais de 14 mil habitantes, as defensoras públicas se reuniram, inicialmente, com os secretários de Administração e Finanças, Marcelo Gonçalves Lima; e de Assistência Social,Carlos Wilker Souza; e a secretária de Saúde, Ana Paula Campos Silva. Após, visitaram as instalações da Delegacia e atenderam a três pessoas custodiadas no local.

Em Nova Itarana, que fica a 77 km de Amargosa e tem 7.713 habitantes, as defensoras públicas Júlia Araújo de Abreu e Fernanda Nunes Morais da Silva se reuniram com o secretário de Saúde em exercício, e, posteriormente, com a secretária de Assistência Social em exercício. Visitaram, ainda, o CRAS, o Conselho Tutelar e a Delegacia, onde não houve atendimentos por não haver custodiados.

Em Milagres, que tem 10 mil habitantes e está distante 37 km de Amargosa, sede da Comarca, as defensoras se reuniram com a secretária de Saúde e, em seguida, com a secretária de Assistência Social. Houve, ainda, visita à Delegacia, onde foi realizado o atendimento de um custodiado.

De acordo com a defensora pública Júlia Araújo de Abreu, o objetivo das visitas foi se apresentarem, estabelecer contato e organizar fluxos de trabalho, a fim de aperfeiçoar o atendimento aos assistidos, no intuito de promover a resolução extrajudicial de demandas que nos venham a ser apresentadas. ” Ainda, pretendíamos conhecer a realidade social desses municípios e a rede de assistência, verificar os principais problemas e dificuldades, bem como identificar as áreas que apresentam maior índice vulnerabilidade”, explicou a defensora.

A unidade da Defensoria Pública do Estado da Bahia em Amargosa está localizada no Fórum Desembargador Sálvio Martins, Praça Tiradentes, 366, Centro. Telefone: (75) 3634-1754.