COMUNICAÇÃO
AME E ADOTE- Solenidade e palestra inauguram ação em Feira de Santana
O primeiro dia da Ação Cidadã – Ame e Adote em Feira de Santana foi marcado por uma solenidade, presidida pela subcoordenadora da 1ª Defensoria Pública Regional Feira de Santana, Liliane Amaral, nesta segunda, 25, no Fórum da cidade.
A mesa solene foi composta pela idealizadora da ação, defensora Sandra Falcão, pela corregedora adjunta da Defensoria, Mônica Aragão, pela diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, Maria Célia Padilha, pelo juiz da Vara da Infância e Juventude na Comarca, Walter Ribeiro Junior, pelo prefeito da cidade, Tarcízio Pimenta, dentre outras autoridades.
Com uma plateia composta por defensores públicos, diretores de creches, cidadãos comuns, políticos e membros da sociedade civil, a defensora pública Hélia Barbosa, proferiu palestra sobre a adoção legal.
Dentre os pontos abordados pela defensora, esteve a importância de pais adotivos se unirem em prol de fortalecer a atitude de adotar uma criança, quebrar a barreira do pensamento que se tem de que é muito difícil e caro adotar hoje.
A defensora Sandra Falcão destacou a presença de representantes de associações, abrigos, creches etc, de modo que, a partir da conscientização e divulgação da campanha, as pessoas podem deixar o medo de lado e adotar uma criança ou adolescente.
“A partir do momento em que as pessoas saberão que é fácil e gratuito adotar uma criança, sobretudo através do atendimento da Defensoria Pública, tenho certeza de que o retorno desta campanha vai ser favorável, principalmente para as crianças”, disse a defensora pública.
O objetivo da Ação Cidadã – Ame e Adote é garantir às crianças e adolescentes que estão aptos à adoção, o direito de ter uma família, de ter amor. Além disso, visa também regularizar a situação de crianças que já vivem sob guarda provisória, através da adoção legal, ou seja, a guarda definitiva.
O evento contou com o testemunho do servidor público Elivaldo Alves Morais, de 57 anos, que já tinha dois filhos quando “tomou a guarda” de uma menina, à época com dois anos. Hoje ela está com seis anos e está adotada legalmente há um ano.
“Não existe diferença nenhuma entre um filho ‘parido’ e um adotivo. As pessoas dizem que estamos fazendo o bem a uma criança, mas o bem maior é feito a nós mesmos, através da felicidade que uma criança nos dá. É muito gratificante chegar em casa e ver aquela menininha me chamar de papai”, disse, emocionado.
O prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, disse que é uma honra para a cidade ser agraciada com uma instituição como a Defensoria Pública e com ações como estas. “Vejo a cidade contemplada com esta ação, na qual, acima de tudo, quem ganha é o cidadão”, parabenizou Pimenta.
O atendimento da campanha em Feira de Santana começa nesta terça-feira (26), na Casa de Acesso à Justiça, que fica na Rua Aloísio Resende, 223, no bairro de Queimadinha.