COMUNICAÇÃO

Ampliação da Defensoria no interior: Juazeiro ganha nova sede

19/12/2012 15:57 | Por

O município de Juazeiro conta com uma nova sede da Defensoria Pública do Estado. Inaugurada na manhã de ontem (18), pela defensora pública geral, Célia Padilha, as novas instalações possuem cinco gabinetes, sala de atendimento e triagem, espaço para coleta de material DNA, sala de conciliação entre outros setores administrativos.

O novo espaço de atendimento, localizado na Rua do Paraíso, nº 152, bairro Santo Antônio, foi inaugurado com a presença de representantes da sociedade civil, defensores públicos, juízes, o procurador do estado, André Ângelo Mororó, representando o governador Jaques Wagner, o prefeito da cidade, Isac Carvalho, além de outras autoridades locais e representantes do sistema de justiça.

"Externo nossa imensa alegria em inaugura mais uma sede da Defensoria no interior. Entregar esta unidade faz parte da nossa política de expansão e fortalecimento a fim de acompanhar as necessidades do povo baiano, que luta diariamente para verem garantidos seus direitos", destacou a defensora geral ao afirmar que, por entender a importância desse fortalecimento, irá designar mais um defensor público para atuar no município, pois "o papel da Defensoria é o de defesa dos interesses da população baiana e, para isso, precisamos de um atendimento que deve ser, sobretudo, humano e digno, tanto para o defensor quanto para o cidadão", disse ela.

Para o prefeito da cidade, a inauguração é de grande relevância para o município. "Estaremos juntos nessa luta, apoiarei no que for possível à causa da Defensoria Pública, já que compreendo a importância dessa instituição para uma sociedade justa e democrática", salientou parabenizando o trabalho realizado pela defensora geral e comprometendo-se em disponibilizar servidores para atuarem . Para o coordenador executivo das Defensorias Regionais, Ricardo Carillo, "essa sede é mais um ganho dessa gestão e a concretização do fortalecimento da Defensoria no interior do estado".

Para a defensora pública Cláudia Ferraz, representando à presidente da Associação dos Defensores Públicos - Adep, Soraia Ramos, a inauguração dessa sede "é a resposta de um pedido feito há muito tempo pelos defensores públicos. Com o novo espaço, o trabalho do defensor será ainda mais valorizado e o cidadão tratado dignamente, tendo sua intimidade reservada, já que muitas vezes eram atendidos em meio a outras pessoas por faltar um local adequado", salientou.

O evento contou ainda com a presença da ouvidora geral, Tânia Palma, que, em nome da representante do grupo operativo do município, Maria Nilza Santos, e de toda sociedade civil, parabenizou pela conquista e ressaltou que fortalecer a Defensoria "deve ser a pauta das autoridades e toda sociedade, já que é um direito garantido constitucionalmente e é preciso fazer chegar a mais pessoas o acesso integral à justiça".

A sede conta hoje com o defensor público Uesclei Amissés Marques Pedreira, que, em seu discurso, destacou a sensibilidade da defensora geral para atender o pleito dos juazeirenses, além de Olívia de Paula Santos Pinto, José Valdir da Costa e Diogo da Mota Santos, que expressamente demonstraram sua alegria por estarem hoje em uma nova casa. "O compromisso de trazer a sede para Juazeiro foi assumido e cumprido por essa gestão. Hoje teremos dignidade para exercer nosso papel de defensor público e nossos assistidos um atendimento humanizado, com privacidade e respeito. É para nós motivo de felicidade e orgulho", salientou Uesclei. Os defensores atuam nas áreas penal, cível, fazenda pública, execução penal, infância e juventude, entre outras.