COMUNICAÇÃO

Ampliação das conferências públicas para todas comarcas é tema de reunião na Defensoria

29/02/2016 19:07 | Por Vanda Amorim - DRT/BA 1339 - Cláudio Janses (Fotos)

Calendário está sendo definido para realizar as conferências no máximo em dois meses

Em 2015, de forma inédita, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA realizou conferências públicas em cinco comarcas, com o objetivo de ouvir a sociedade civil sobre as áreas de atendimento que deveriam ser tratadas com prioridade. Neste ano, a DPE/BA dá um passo muito mais largo: decidiu que serão realizadas conferências públicas em todos os municípios onde tiver defensor público atuando. Hoje a Defensoria está presente, além de Salvador, em mais 29 comarcas. Com o objetivo de definir cronograma das conferências públicas aconteceu nessa segunda-feira, 29, reunião com subcoordenadores das regionais e das especializadas da instituição.

O defensor público geral do Estado, Clériston Cavalcante de Macêdo, pediu a colaboração dos subcoordenadores para que as conferências públicas possam acontecer entre 21 de março e 20 de maio, para que haja tempo hábil de compilar as contribuições da sociedade civil. ” Foi muito importante a decisão de fazermos as conferências no ano passado e neste ano queremos ouvir a população de todas as cidades onde a Defensoria está presente, para discutir o orçamento com transparência”, destacou.

De acordo com calendário prévio sugerido pelo subdefensor público geral do Estado, Rafson Saraiva Ximenes, as conferências públicas estão previstas para iniciar ainda em março, com conclusão na Semana da Defensoria, em maio. Além disso, foi solicitado às coordenações de Comunicação e de Modernização de Informática para disponibilizar com antecedência, via internet, os formulários para a sociedade civil. “Queremos ampliar o número de pessoas que opinem sobre as áreas prioritárias da Defensoria em seu orçamento”, explicou Ximenes. A expectativa é que até o final de semana o cronograma seja finalizado pelos subcoordenadores juntos aos defensores que atuam nas comarcas do interior.

Participaram da reunião a coordenadora das Especializadas em exercício, Soraia Ramos, os subcoordenadores Marcelo Santana (1ª Regional de Feira de Santana), Lúdio Rodrigues (2ª Regional Vitória da Conquista), Wesclei Amicés (5ª Regional Juazeiro) e Márcio Marcílio (6ª Regional Santo Antonio de Jesus). Das Especializadas da capital estavam presentes Carmen Novaes (Criança e Adolescente), Donila Fonseca (Família), Gil Braga (Cível e Fazenda Pública), Maurício Saporito (Crime e Execução Penal), Laise Carvalho (Idosos) e Mônica Aragão (Curadoria Especial).

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:8.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:107%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;}