COMUNICAÇÃO
Apresentações culturais de projetos sociais marcam abertura do Congresso de Defensores
Coral de Crianças do maestro Keiler Rego e As Ganhadeiras de Itapuã encantaram os congressistas
Uma pequena mostra de projetos culturais desenvolvidos em Salvador marcou a abertura do Congresso de Defensores Públicos da Bahia. Crianças e adolescentes do Bairro da Paz que integram o Coral das Crianças, projeto do maestro Keiler Rego, e As Ganhadeiras de Itapuã, emocionaram congressistas da Bahia e de outros estados na noite desta quarta-feira. A cantora paranaense Denise Correia foi a responsável pelas boas vindas, entoando com sua voz forte a canção "We are Carnaval".
Quinze dos 50 integrantes do Coral das Crianças, com idade entre 7 e 17 anos, regidos pelo maestro Keiler Rego, foram os responsáveis pela execução dos hinos Nacional e da Bahia. Depois brindaram defensores públicos, servidores e estagiários da Defensoria, e convidados, com a música "Raiz de todo bem", e Saulo Fernandes.
O Coral das Crianças oferece ensaios todos os sábados no Centro Comunitário do Bairro da Paz, proporcionando alternativas culturais para crianças e adolescentes da comunidade. Aldair Bispo, 18, é morador do bairro e participou do coral dos 12 aos 13 anos de idade. Atualmente retornou ao grupo, onde trabalha na produção, ao lado de Clara Rego.
BAIRRO DA PAZ
Com uma população estimada em mais de 65 mil habitantes de acordo com o IBGE, é fruto de invasão de uma área nobre pertencente ao Município de Salvador, cuja ocupação começou em 1982 com 1.230 famílias.
O primeiro nome do assentamento foi Malvinas, uma referência à Guerra das Malvinas, entre a Grã-Bretanha e a Argentina, conflito deflagrado também no ano de 1982 e devido aos diversos conflitos entre moradores e o governo, incluindo enfrentamentos com a polícia. Em 1992, entidades ligadas à Igreja Católica, que acompanharam o processo de ocupação, sugeriram um plebiscito para a mudança do nome do bairro, que passou a se chamar: Bairro da Paz.
O Coral das Crianças realiza diversas apresentações por Salvador, sendo a mais conhecida delas durante o Natal da cidade. Hoje essas crianças estão aqui para tocar os nossos corações
AS GANHADEIRAS DE ITAPUÃ
Assim como participaram do encerramento das Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro, As Ganhadeiras de Itapuã se fizeram presentes ao final da palestra sobre Litigância Estratégica, do defensor público federal Caio Paiva. As componentes do grupo são pessoas que conhecem bem a história do poético bairro de Itapuã. Povo que na peleja do dia-a-dia nunca esquece de, ao seu modo, louvar o divino e festejar a vida nesta terra encantada.
As atrações na abertura do Congresso dos Defensores Públicos da Bahia foram viabilizadas através de patrocínio do Bradesco.
CONGRESSO
Iniciado na noite dessa quarta-feira, o Congresso de Defensores Públicos da Bahia prossegue até a sexta-feira, 23, no Hotel Deville, com a proposta de discutir o modelo de atuação que a Defensoria Pública deve adotar em tempos de litigância estratégica, para potencializar as ações judiciais e extrajudiciais realizadas por seus membros e dar maior visibilidade à instituição.
Serão promovidos debates com colaboradores e defensores públicos da Bahia e de outros estados sobre temas emergentes na sociedade brasileira e pontuar como a Defensoria Pública pode ajudar a encontrar soluções para as litigâncias de forma que o acesso aos direitos chegue, de fato, a todas e todos.
Como atividade final e aberta ao público em geral, na sexta-feira, às 16 horas o Congresso de Defensores Públicos da Bahia promoverá um diálogo intercultural com a sociedade civil, oportunizando o compartilhamento de iniciativas para promoção dos direitos humanos reconhecidas internacionalmente. A Defensoria Pública da Bahia objetiva, assim, encerrar o congresso como começou: construindo pontes.