COMUNICAÇÃO
Assessores de Comunicação das Defensorias e Associações de Defensores se reunem durante Congresso
Jornalitas de diversos estados brasileiros se reuniram durante o II Encontro Nacional de Assessores de Comunicação Social das Associações de Defensores e Defensorias Públicas para discutir estratégiass de divulgação da insttuição, importância de implantação de Cerimonial e Protocolo nas Defensorias e fortalecimento da Instituição perante à imprensa e a sociedade. O encontro aconteceu durante o IX Congresso Nacional dos Defensores Públicos, realizado em Campo Grande (MS), entre os dias 16 e 19.
O encontro deu continuidade ao processo de implantação de uma política nacional de comunicação para a Defensoria Pública e reafirmou o compromisso de lutar pela efetivação do artigo 6º da Lei Complementar n° 132/2009, que inseriu como função da Defensoria a difusão e a conscientização dos direitos humanos, da cidadania e do ordenamento jurídico.
Durante a reunião, os 25 jornalistas presentes asssistiram a palestra "Ética e Credibilidade nas Assessorias - O Papel do Jornalista na Assessoria de Comunicação Social", proferida por Manuel Carlos Chaparro, doutor em Ciências da Comunicação e professor da Universidade de São Paulo.
Ao final do encontro, foi elaborada a Carta de Campo Grande com propostas de implantação de estratégias e políticas de comunicação, visando o aprimoramento das assessorias e consequente fortalecimento da imagem da Instituição, assim como proposta de implantação de Cerimonial e Protocolo em todas as defensorias - com lançamento de uma cartilha específica das regras cerimoniais e protocolares, já em fase de elaboração pela Defensoria Pública do Estado da Bahia. A carta foi entregue ao presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos, André Castro e a presidente do Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais, Tereza Cristina Ferreira.