COMUNICAÇÃO
Assistência Hospitalar para pessoas em situação de rua é tema do Grupo de Estudos Pop Rua da Defensoria
O próximo encontro ocorrerá dia 27 de junho
O direito à saúde é uma das principais garantias da Constituição Federal de 1988 e um dos pressupostos básicos da dignidade humana. O atendimento a qualquer cidadão não pode ser impedido nos órgãos de saúde pública, mesmo que a pessoa não tenha casa ou documentos. Para tratar do assunto, o Grupo de Estudo População de Rua da DPE/BA realizou um encontro nesta quarta-feira, 30, no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública,com o tema Assistência Hospitalar e a Situação de Rua.
“Ainda há uma dificuldade de acesso e uma falta de capacitação dos profissionais da área de saúde sobre as especificidades da população em situação de rua e dos cuidados a essas pessoas. O Grupo de Estudos serviu para que pudéssemos falar sobre isso e discutir possibilidades de intervenções acerca dessas questões”, explicou a defensora pública Fabiana Miranda.
A assistente social do Hospital Geral do Estado – HGE, Elizabeth Maia de Oliveira Lessa, apresentou o fluxo de atendimento da unidade hospitalar e explicou qual o procedimento realizado nos casos das pessoas que chegam sem documentação: “O paciente é admitido mesmo sem identificação. Procuramos logo saber dos socorristas onde ocorreu o fato que o levou até lá porque em muitos casos isso já é uma pista. A partir daí acionamos a rede composta pelo Corra pra o Abraço, CRAS, CAPS, Consultório na Rua e outros para tentar que alguém o identifique”.
Ainda de acordo com Elizabeth Maia, o HGE ainda conta com o apoio do Instituto Pedro Melo na identificação datiloscópica, uma rádio que nesses casos fornece as características físicas do paciente aos ouvintes além do trabalho realizado nas redes sociais pela Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde da Bahia.
O próximo encontro do Grupo de Estudos População de Rua da DPE/BA ocorrerá dia 27 de junho, no mesmo local.
HOMENAGEM A MARIA LÚCIA
Falecida em 25 de abril de 2018, a coordenadora e fundadora do Movimento Nacional População de Rua na Bahia e integrante da coordenação nacional do movimento, Maria Lúcia Santos Pereira da Silva, foi homenageada durante a atividade. Um vídeo com sua trajetória foi exibido. Além disso, representantes da população em situação de rua puderam falar o que Maria Lúcia significou para cada um.