COMUNICAÇÃO

Assistida consegue transferência hospitalar com ajuda da Defensoria Pública

21/05/2009 21:17 | Por

Mesmo com um número reduzido de defensores públicos para atender a demanda de todo o Estado, a Defensoria Pública do Estado da Bahia tem se empenhado para garantir o direito à assistência à saúde para quem precisa. O trabalho da instituição na comarca de Alagoinhas viabilizou, através de liminar, a transferência hospitalar da assistida Ana Mácia de Oliveira para Salvador, onde pode ter o tratamento adequado que a fez sair do coma.

Vítima de aneurisma, a paciente se encontrava mantida viva com ajuda de aparelhos no Hospital Dantas Bião, em Alagoinhas, onde o caso não podia ser solucionado por ausência de neurocirurgião. Após a família da mulher ter entrado em contato com a Defensoria Pública, os defensores públicos Maurício Martins Moitinho e Donila Ribeiro Gonzalez de Sá Fonseca se responsabilizaram pelo caso e requisitaram uma liminar, que foi deferida pelo juiz da 2ª Vara Cível de Alagoinhas, Augusto Yuzo Jouti.

A liminar determinou que o Estado arcasse com as despesas de transporte, remoção, internação e tratamentos médicos necessários. Assim, a assistida foi removida para Salvador, recebeu o atendimento médico e foi operada com sucesso. Hoje, livre do estado de coma, Ana Mácia já faz sessões de fisioterapia e tem esperança de que parte de seus movimentos poderão ser recuperados.