COMUNICAÇÃO
Atendimento da DPE a pessoas em situação de rua será apresentado em congresso das Defensorias
O trabalho realizado pela Equipe Multidisciplinar de Atendimento à Pessoa em Situação de Rua da Defensoria – Equipe Pop Rua, através da coordenadora da equipe, defensora pública Fabiana Miranda, e das assistentes sociais Claudimeire Gomes de Souza e Ellen Macedo Araújo Lobo, foi selecionado para participar do I Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar nas Defensorias Públicas. O estudo produzido pelas representantes da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA apresenta um relato da atuação dos profissionais de Serviço Social na Defensoria baiana, a partir da Especializada de Direitos Humanos, com a população em situação de rua na capital baiana.
Segundo a defensora pública Fabiana Miranda, o contexto da situação de rua é extremamente complexo, envolvendo violação de diversos direitos, sendo necessário, uma gama de profissionais especializados, principalmente de serviço social, psicologia e gênero, para que se obtenham resultados úteis e concretos na promoção dos Direitos Humanos e da dignidade de cada sujeito. Ainda de acordo com Fabiana Miranda, é fundamental que o atendimento à população de rua – adulta, adolescente ou infantil -, seja realizada com o suporte dessa equipe interdisciplinar.
Com o tema "Múltiplos olhares revisitando o fazer jurídico", o congresso acontecerá em São Paulo entre os dias 13 e 15 de agosto. O evento será aberto ao público, e voltado especialmente para assistentes sociais, defensores públicos, psicólogos, pedagogos, sociólogos, estudantes, além de outros profissionais que atuam no campo sociojurídico.