COMUNICAÇÃO

Atendimento domiciliar da 6ª Regional é considerado como prática exitosa

16/10/2012 15:53 | Por

Aidê Starling, de 92 anos, há sete se locomove em uma cadeira de rodas, o que a impedia de deslocar-se até a Defensoria para resolver um problema que comprometia a casa onde mora. Dona Maria Bonfim, de 74 anos, há mais de uma década aguardava o recebimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS. Doente, a idosa também não conseguia deslocar-se até a Instituição. As histórias das assistidas podem ser diferentes, mas trazem consigo algo em comum: elas contaram com o atendimento domiciliar prestado pela Regional de Santo Antônio de Jesus. Desde 2010, quando o serviço foi implantado, mais de 200 assistidos foram atendidos em seus domicílios.

De acordo com a defensora pública Guiomar Fauaze, que coordena a Regional da Defensoria em Santo Antônio de Jesus, a ideia de oferecer o novo serviço já existia, mas ganhou impulso em 2010 com a visita de um cadeirante que, para chegar até a Instituição, gastou cerca de R$50 com o táxi. "Nós já queríamos oferecer esse tipo de atendimento, mas esse fato reacendeu o projeto. A Defensoria tem de buscar o assistido, tem de ir até ele. Não só pelo fato da dificuldade na locomoção, mas também pela dificuldade financeira. Com esse serviço, nós iremos garantir que o defensor esteja acessível à população", afirmou.

Atualmente, a 6ª Regional realiza atendimentos domiciliares em casos de assistidos portadores de necessidades especiais, idosos com dificuldade de locomoção e pessoas hospitalizadas. "Basta a família ou até mesmo o assistido entrar em contato que fazemos o agendamento deste atendimento sempre o mais breve possível, dentro da necessidade do assistido. Algumas vezes, a visita à casa acontece já no dia seguinte ao contato feito", destacou o defensor da 6ª Regional, Armando Fauaze.

Durante este atendimento, o defensor conversa com o assistido, recebe documentos, provas e relatórios, entre outras informações, que servirão como fundamentação para que a Defensoria intervenha nos processos.

Prática exitosa

O serviço oferecido pela Regional de Santo Antônio de Jesus é inédito na Defensoria da Bahia e a prática já foi reconhecida como exitosa, tornando-se referência na Instituição.

"O atendimento domiciliar, que começou como um projeto piloto em Santo Antônio de Jesus, já é uma ação desta Regional e está profundamente vinculado ao caráter itinerante da Defensoria, que deve estar onde a comunidade estiver. Ou seja, os defensores saem do seu gabinete e vão até os assistidos", destacou o coordenador-executivo das Regionais, Ricardo Carillo.

Para solicitar o atendimento, o assistido deverá ligar para o número (75) 3632-0712. Em seguida, a Defensoria irá retornar o contato para agendar o dia e horário da visita, que poderá acontecer de segunda à sexta-feira, no período de 8h às 12h e das 14h às 18h. Mais informações sobre o serviço podem ser buscadas no Disque Defensoria - 129. A sede da regional de Santo Antônio de Jesus está localizada no Loteamento Villa Inglesa, Rua A, nº 01, Centro.