COMUNICAÇÃO

Atendimento domiciliar é garantido pela DPE/BA no último dia de DCI no Calabar

10/05/2019 14:23 | Por Leonardo Santos (estagiário)

Ao todo, foram realizados 16 atendimentos neste terceira semana de itinerância

Mesmo com a forte chuva que atingiu Salvador na manhã desta sexta-feira, 10, os assistidos não deixaram de procurar a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, para ter a garantia dos seus direitos no último dia da Defensoria Cidadã Itinerante – DCI na Base Comunitária de Segurança – BCS do bairro do Calabar.

O que marcou a manhã de atendimento foi o caso do senhor Glicério dos Santos Filho, 58, pintor, que teve os dois fêmures quebrados após um acidente e agora está tentando a aposentadoria por invalidez.

“Eu não sabia da existência da Defensoria. O pessoal da polícia me avisou que vocês estariam aqui e que poderiam me ajudar. Hoje não consigo sair de casa, mais de um ano preso. Agora que estão na minha casa, estou pedindo a Deus para que minhas esperanças não morram”, declarou o senhor Glicério. Emocionado, o pintor comenta que seu medo hoje é ter que ir para um abrigo.

“Já mencionei no primeiro dia de atendimento que estar perto da comunidade é importante para a Defensoria. Hoje tivemos a demanda de uma pessoa acidentada, que não consegue se locomover. Se não fossemos até a sua residência, ele provavelmente não teria nenhum atendimento. Agora prestamos toda a assistência necessária para que ele possa resolver o problema que o afeta”, relatou a coordenadora da Especializada de Família, Tatiane Ferraz.

A servidora da DPE/BA Rita de Cássia, que foi até a residência do senhor Glicério, explicou que por ele não ter os requisitos necessários para se aposentar por invalidez, deverá requerer no INSS o benefício correspondente e, uma vez negado, orientou-o a se dirigir à Defensoria Pública da União – DPU/BA, para requerer judicialmente o benefício da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).