COMUNICAÇÃO
Atendimento itinerante de DNA chega à cidade de Amargosa
Mais de 30 casos ligados à realização de exames de DNA oferecidos gratuitamente pela Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA para reconhecimento de paternidade foram atendidos na cidade de Amargosa, a 240 km de Salvador. Um mutirão itinerante montado pela 6ª Regional da Defensoria, com sede em Santo Antônio de Jesus, coletou 18 amostras de material genético e apresentou 17 resultados de exames feitos anteriormente. A iniciativa integra a Ação Cidadão Sou Pai Responsável, desenvolvida pela Instituição e que já beneficiou mais de 10 mil famílias.
Segundo o subcoordenador da regional, Marcio Marcílio, a ideia do mutirão surgiu após levantamento feito pela equipe psicossocial da unidade que, juntamente com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS, Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Conselhos Tutelares e secretarias municipais constatou a existência de crianças sem reconhecimento de paternidade em seus registros de nascimento.
Por Amargosa não possuir Defensoria Pública, o atendimento aconteceu na Câmara Municipal e limitou-se a disponibilizar coletas de material genético e abertura de exames já feitos. "Não ingressamos com ações, uma vez que inexiste no momento defensor para acompanhar os processos. Porém, boa parte deles, em caso positivo e diante da inexistência de pai no registro, foi devidamente orientado como deve proceder para realizar este reconhecimento voluntário que prescinde de ação judicial", explicou o subcoordenador.
Ainda de acordo com levantamento feito pela 6ª Regional, outras cidades escolhidas a partir dos municípios baianos mais carentes receberão atendimentos ligados à realização de exames de DNA. A previsão é de que o próximo município a ser visitado com a ação seja a cidade de Salinas das Margaridas, em junho desse ano.