COMUNICAÇÃO

Atendimento itinerante e solenidade no Dia da Defensoria Pública e do defensor público em Salvador

16/05/2009 0:11 | Por

Em comemoração ao Dia da Defensoria Pública e do defensor público, a Defensoria Pública do Estado da Bahia, em parceria com a Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia, promoverá uma série de atividades em Salvador a partir da próxima terça-feira, 19 de maio, data-marco das comemorações, quando haverá um atendimento itinerante na Estação Ferroviária da Calçada, das 7h às 13h. Nesta mesma data-marco, haverá um ato solene, na sede da Defensoria Pública, no Canela, às 14h.

As atividades integram a campanha nacional "Defensor público para quem precisa. Justiça para todos", que tem como meta principal a implementação da cidadania por intermédio do fortalecimento da Defensoria e valorização da carreira de defensor público. A partir deste mês de Maio, outros estados brasileiros estarão, assim como a Bahia, divulgando as peças que integram esta ação; entre elas, busdoor, cartazes, spots.

Na Calçada, um grupo composto de, aproximadamente, 50 defensores públicos em escala de revezamento, estará viabilizando o atendimento às pessoas que necessitam acessar a Justiça. Haverá distribuição da cartilha institucional. O objetivo é prestar orientação jurídica e divulgar os serviços da Defensoria Pública para possibilitar um maior acesso por parte dos cidadãos e cidadãs à instituição e à Justiça. O ato solene, a partir das 14h, inclui hasteamento de bandeira e presença de autoridades, incluindo a defensora geral, Tereza Cristina Almeida Ferreira, e a presidente da Adep-BA, Laura Fabíola Amaral Fagury.

Na ocasião, ocorrerá a entrega da Medalha do Mérito Defensorial aos defensores públicos Joseph Orlando Bonelli Rapold e José Roberto Cidreira, e ao juiz federal Dirley da Cunha Júnior, em reconhecimento à contribuição prestada à instituição. Está prevista ainda a posse dos defensores públicos Ricardo Cláudio Carillo Sá, Fabiana Almeida Miranda e Nélson Alves de Sant'Anna Filho como novos membros do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia. Estão programados para a tarde do dia 19, também, um culto ecumênico e a apresentação dos grupos de teatro do Bairro da Paz e de Idosos.

Todas as atividades visam atingir os objetivos gerais da campanha: desenvolver nas autoridades competentes a consciência da importância da injeção de recursos na Defensoria Pública e informar ao cidadão que não tem condições de pagar um advogado que ele pode ter acesso à Justiça por intermédio da Defensoria Pública.

No dia 22 de maio, sexta-feira, os defensores públicos e os servidores da instituição poderão conferir a palestra "Em defesa da vida" ministrada por Graciela Chatelain e Rita Rios Simões, marcando o início do processo de construção do planejamento estratégico da Defensoria Pública. Uma atividade de entrosamento ocorrerá nos dias 23 e 24, no Grande Hotel Stella Maris Resort.

Veja Programação completa.