COMUNICAÇÃO

Atendimento na área criminal e de saúde é prestado durante plantão em Feira de Santana

27/12/2012 21:36 | Por

A Defensoria Pública, através da regional de Feira de Santana, divulgou na última quarta-feira (26) o balanço do primeiro dia de plantão de recesso de final de ano. De acordo com o defensor público Pedro Paulo Casali Bahia, responsável pelo atendimento no dia 20, foram registrados oito atendimentos durante todo o dia, com casos relacionados à área de saúde e criminal.


Casos de urgência como o de D. N. foram recebidos pelo defensor, que solicitou tratamento médico para seu tio, J. N., vítima de acidente automobilístico e com duas fraturas na perna. A sobrinha da vítima acompanhou-o até uma unidade médica que, devido à falta de material, negou socorro ao paciente. Com isso, Pedro Casali deu entrada junto ao município de Feira de Santana para que o procedimento fosse realizado em um hospital particular credenciado ao SUS, de forma imediata.


Ainda no plantão, foi solicitado o manejo de ação judicial no sentido de garantir exame médico cardiológico ao militar E. V. P., funcionário público, segurado do Planserv, que apresentou dor na angina em realização de teste ergométrico. O resultado deu positivo para isquemia do esforço induzido, cujo tratamento através de Angiotomografia de Coronárias foi negado pelo plano de saúde, que informou não existir corpo médico capaz de explicar com precisão o real motivo da recusa. Com essa negativa sem causa específica, foi elaborada peça na tarde do primeiro dia de plantão, que aguarda a apreciação do pleito liminar.


A regional também diligenciou o cumprimento de ação junto ao Planserv para deferimento de cirurgia para colocação de válvula no cérebro do senhor E. G. S., internado com risco de morte. A ação havia sido confeccionada pelo defensor Eduardo Feldhaus e distribuída para a Vara da Fazenda Pública da Comarca de Feira de Santana, com liminar deferida na quarta-feira (19). A Vara da Fazenda Pública e o jurídico do plano de saúde foram acionados para execução do pedido.


Na esfera criminal e da infância, a regional feirense recebeu seis flagrantes com pedidos de fiança, liberdade provisória e relaxamento de prisão, com vistas ao Ministério Público. O plantão da Defensoria Pública na regional de Feira de Santana e em todo o estado da Bahia continua até o dia 06 de janeiro de 2013.