COMUNICAÇÃO
Atendimentos da Ação Cidadã Ame e Adote prosseguem na capital e no interior
Os atendimentos ligados à intensificação da Ação Cidadã Ame e Adote iniciados nesta segunda-feira, 25, prosseguem em Salvador, na Casa de Acesso à Justiça – CAJ I, Jardim Baiano, e no Edif. MultiCab, em Sussuarana. No interior, as Regionais também permanecem intensificando a campanha. Em três dias, mais de 50 pessoas já procuraram a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA para regularizarem a situação familiar de crianças/adolescentes com os quais já vivem ou para adotar crianças institucionalizadas.
Apenas nos dois primeiros dias da ação na capital, a Defensoria registrou 33 atendimentos envolvendo ajuizamento de ações de adoção, pedidos de guarda, tutelas e encaminhamentos ao Cadastro Nacional de Adoção. Além dos atendimentos presenciais, orientações ligadas ao tema também estão sendo feitas pelo Disque Defensoria – 129. Lá, é possível saber, por exemplo, quais são os pré-requisitos a serem observados para estar apto (a) à adoção e a documentação necessária ao ajuizamento da ação.
Subcoordenadora da Especializada de Defesa do Direito da Criança e do Adolescente, a defensora pública Maria Carmen Novaes explica que um esquema de atendimento especial com os defensores públicos da área foi montado para atender todas as pessoas que procurarem a Defensoria baiana de forma ágil. Em muitos casos, o ajuizamento da adoção está sendo feito no mesmo dia.
INTERIOR
No interior, as Defensorias Públicas Regionais de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna e Juazeiro também promoveram atividades especiais para divulgar a campanha. Em Feira de Santana e Vitória da Conquista, os atendimentos concentraram-se na última segunda-feira, 25, Dia Nacional da Adoção, mas permanecem acontecendo ao longo da semana. Itabuna e Juazeiro distribuíram informativos da ação cidadã em praças no centro das cidades, além dos atendimentos feitos nas sedes da Defensoria. Já em Ilhéus, o atendimento foi feito na Maternidade Santa Helena.
Nas comarcas de Serrinha e Senhor do Bonfim defensores públicos têm divulgado o trabalho realizado pela Defensoria em rádios, sites e blogs locais. “A interiorização da Ação Cidadã Ame e Adote é importante por fortalecer a iniciativa fora da capital e reafirmar a transversalidade da campanha, integrando a especializada da infância e os defensores públicos do interior”, destacou o coordenador das Defensorias Públicas Regionais, Walter Fonseca Jr.
A expectativa é que este ano a Defensoria Pública da Bahia supere o número de adoções promovidas pela ação, que em 2014 foi de 83. A Ação Cidadã Ame e Adote é uma iniciativa permanente da DPE/BA e acontece durante todo o ano.
Leia também: Ação Cidadã Ame e Adote da Defensoria Pública da Bahia estimula adoção de crianças e adolescentes