COMUNICAÇÃO

Atendimentos da DPE na loja do Bahia na Fonte Nova seguem até sábado, 10

08/08/2019 18:31 | Por Júlio Reis - DRT/BA 3352 | Fotos: Rafael Flores

Parceria faz parte do conjunto de inciativas da Ação Cidadã Sou Pai Responsável que teve campanha lançada oficialmente nesta quinta

Devido ao grande sucesso e procura, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA seguirá oferecendo atendimentos para registros de paternidade e exames de DNA até as 12h deste sábado, 10, na loja do Esporte Clube Bahia na Arena Fonte Nova.

A parceira faz parte do projeto Defensoria na Torcida e fortalece Ação Cidadã Sou Pai Responsável, que é realizada pela DPE/BAdurante todo o ano e intensificada por campanha publicitária no mês de agosto, quando se comemora o Dia dos Pais. A campanha foi lançada oficialmente nesta quinta-feira, 8.

“A Defensoria sempre tenta envolver figuras da arte e do esporte. Este ano nós estamos alinhando isso com a presença do ator Érico Brás, representando a arte, e as parcerias com os times do Bahia e do Vitória. A gente compreende que por  estas vias pode alcançar a atenção de um público maior que passa a saber ainda que pode acessar seus direitos com a assistência da Defensoria”, comentou o defensor público geral Rafson Ximenes em visita ao local na manhã de hoje, acompanhado de Brás, logo após o lançamento da campanha, na Casa de Acesso à Justiça I, onde são realizados os primeiros atendimentos da área de Família..

E foi também na manhã desta quinta-feira, 8, que a estudante Maria Luísa Soares, 19 anos, foi até a loja do Bahia para ser atendida. Ela estava sentada com Laura, sua filha de 9 meses, aguardando sua vez de ser recepcionada pela equipe da Defensoria que está trabalhando no stand disponibilizado pelo clube de futebol.

“Vim para tirar a dúvida do pai. Ele tem dúvidas sobre ser o pai de Laura. Mas ele também veio e está disposto a fazer o exame. Espero que depois do exame ele registre e reconheça ela como filha dele. Que ele crie um vínculo com ela, porque a criança sente a ausência do pai na vida dela”, relatou Maria Luísa.

Apontado como pai de Laura por Maria Luísa, o autônomo e torcedor do Bahia João Paulo Castro, 21 anos, também aguardava o momento para ser atendido e coletar material para o teste de DNA. “Soube da oferta de realização dos testes pela conta do Instagram do Bahia. Se ela for mesmo minha filha vou assumir o papel de pai e a responsabilidade”, disse.

Desde segunda feira, 5, uma equipe da Defensoria já vem atuando na loja do time atendendo aos interessados. Já foram realizados 229 atendimentos e 70 exames de DNA coletados. Os exames de DNA são oferecidos gratuitamente pela DPE/BA nos casos onde há dúvidas dos pais e a criança não tem o registro do genitor masculino em seus documentos. Além dos testes de investigação de paternidade, por mediação e conciliação a DPE/BA realiza registros de filiação espontâneos.