COMUNICAÇÃO

Atendimentos marcam o primeiro dia da Semana da Defensoria

17/05/2010 20:25 | Por

Uma manhã de intensa mobilização. Assim pode ser definido o primeiro turno das atividades que marcam a Semana Nacional da Defensoria Pública, em Salvador. No quarto piso do Shopping Piedade, centro da cidade, 38 defensores públicos que atuam na capital e também nas comarcas do interior se revezam no intuito de prestar atendimento e esclarecimentos diversos para a população. De 9h ao meio dia, assuntos relacionados às variadas áreas de atuação da Defensoria Pública da Bahia têm sido alvo do interesse de quem passa pelo local. Até esta manhã, foram cerca de 60 atendimentos realizados.

"Nós sabemos que esse também é um trabalho de divulgação. A maioria das pessoas ainda não tem conhecimento sobre todas as atribuições da Defensoria. Aqui elas podem ter um pouco mais de conhecimento para lutar pelos seus direitos", afirma as defensora pública, Maria Célia Padilha, diretora da Escola Superior da Defensoria (ESDEP), que coordena as atividades da Semana. A atividade, que é uma iniciativa em parceria com a Associação dos Defensores Públicos do Estado (ADEP-BA), ratifica o compromisso da Defensoria em se aproximar das demandas sociais e de seu público. "O grande mérito de promover uma atividade como essa é perceber o engajamento dos defensores em participar. Estamos comemorando nosso dia trabalhando em prol dos que mais precisam. São verdadeiros guerreiros da cidadania. E é muito gratificante ouvir os elogios das pessoas que nos procuram", afirmou Laura Fabíola Fagury, defensora pública e presidente da ADEP.

A aprovação dessa iniciativa foi um dos pontos colocados com recorrência pelos usuários. Na opinião de Pedro Barbosa Santana (39), que passou pelo pré-atendimento, foi interessante a disposição dos defensores em alterar o local de atendimento: "É num espaço bem central, dá pra passar aqui rapidamente, receber a orientação e já encaminhar a questão de forma mais rápida", pontuou. Opinião semelhante foi compartilhada pela comerciante Mariana Souza Lima. "Vim passando e vi os cartazes de divulgação. Como tinha uma pendência, aproveitei para ver o que tinha de fazer e já saí com a situação quase resolvida". Além do auxílio às diferentes questões, foram também distribuídas cartilhas explicativas para os transeuntes.

Ouvidoria Cidadã e Interior marcam presença

"Estamos aqui para trocar experiência", disse Tatiane Ferraz, defensora pública de Serrinha. A participação dos defensores públicos de algumas comarcas do interior do Estado ratificou a importância de promover o intercâmbio entre diferentes realidades. "É bom passar por aqui e ter outra dimensão dos problemas que as pessoas trazem. É diferente do que constatamos na nossa atuação no interior. Até o modo de atender muda um pouco", disse a defensora.

A Ouvidoria Cidadã também esteve presente. A proposta foi de divulgação do trabalho pelo órgão através de cartazes e panfletos. "A Ouvidoria Cidadã reconhece a importância de atividades como essa no sentido de ampliar a visibilidade dos serviços da Defensoria perante os usuários. A partir do momento em que a presença dos defensores e das defensoras é sentida nos espaços em que eventualmente o povo se encontra, a essencialidade da instituição cresce significativamente", pontuou a ouvidora geral da instituição, Anhamona de Brito