COMUNICAÇÃO

Atuação da Defensoria e direitos dos idosos foram tema de palestra no Hospital Naval de Salvador

19/10/2016 18:22 | Por Alessandra Lori - Estagiária (texto e foto)

O evento foi direcionado aos profissionais de saúde da instituição

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA apresentou palestra nesta quarta-feira, 19, sobre "Direito dos Idosos, assistência hospitalar e família", direcionada aos profissionais de saúde do Hospital Naval de Salvador. A palestra foi ministrada pela subcoordenadora da Especializada de Proteção à Pessoa Idosa, Laíse de Carvalho Leite.

O evento surgiu da necessidade dos profissionais do Hospital Naval sanarem suas dúvidas que surgem no dia a dia, especialmente em relação a situação dos idosos internados. O papel da família, o papel do profissional de saúde, procedimentos a serem tomados em situações de violência, de abandono familiar, a importância do estabelecimento de vínculos familiares, quais os direitos de pessoas idosas e quais os encaminhamentos que devem ser feitos à Defensoria foram alguns dos assuntos abordados.

Para Laíse Leite, a iniciativa favorece o fortalecimento de assistência ao idoso. "É o momento em que estreitamos os laços para que a rede de proteção à pessoa idosa seja fortalecida, na medida em que ela é formada por diversos profissionais que fazem o atendimento e proteção a pessoa idosa", considerou a subcoordenadora.

Para a tenente e assistente social, Helena Cristina, o evento teve um papel importante porque esclareceu o a atuação e o procedimento dos profissionais diante das diversas situações que ocorrem. "Esse momento é de fundamental importância, porque vivenciamos várias ocorrências com pessoas idosas, pudemos ter um esclarecimento dos direitos dessas pessoas frente a um internamento hospitalar, e a partir desse entendimento, que a gente enquanto instituição de saúde, pode garantir e viabilizar os direitos das pessoas idosas que estão internadas aqui".

O evento contou com a participação de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e técnicos em enfermagem, facilitando o entendimento da legislação. O médico encarregado da Divisão de Medicina e UTI da Enfermaria, capitão de Fragata Rogério, destacou a importância do embasamento jurídico para o melhor desempenho do trabalho de todos os profissionais do hospital. "Para nós, que vivenciamos na assistência hospitalar, médica, social com os idosos, temos a total noção dessas dificuldades todo o dia, e é mais que necessário ter um embasamento técnico jurídico sobre essas questões do idoso na sociedade hoje em dia."

Outras Ações

Outra palestra está marcada para o dia 8 de novembro, para os aposentados do Núcleo de Apoio as Pessoas Idosas da Marinha, no quartel do Fuzileiros Navais de Salvador. É mais uma oportunidade para que os idosos sejam informados de seus direitos, deveres e como agir diante de situações que tragam constrangimento, como abandono e violência, assim como a atuação da Defensoria.