COMUNICAÇÃO
Atuação da Defensoria em Direitos Humanos será apresentada em encontro de saúde mental
O trabalho realizado pela Defensoria Pública nas áreas de saúde pública e população em situação de rua será explanado pela subcoordenadora da Especializada em Direitos Humanos, defensora Fabiana Almeida, durante a abertura do I Encontro da Rede de Atenção Psicossocial de Salvador que acontece a partir das 18h desta quarta-feira (17), no Auditório da UNOPAR. O evento que se estende até o dia 19 e acontece em atenção à passagem do Dia da Saúde Mental, debaterá a atual situação da rede de atendimento psicossocial além de temas como ressocialização, cuidados, aprendizado e abordagem do paciente, mediante tecnologia e psicodrama.
De acordo com a defensora Fabiana, "está é mais uma oportunidade para dar visibilidade, divulgação e reconhecimento às ações da Defensoria voltadas a populações vulneráveis". Segundo ela, desde janeiro até agora, 406 pessoas em situação de rua foram atendidas pela Defensoria e receberam orientações jurídicas e extrajudiciais, bem como os devidos encaminhamentos para os órgãos responsáveis pelas suas demandas.
Entre as ações que merecem destaque está o mutirão, realizado no último mês de junho, como resultado da parceria firmada entre a DP e as Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social que possibilitou a estes cidadãos acessar variados benefícios sociais. "A Defensoria tem buscado atuar na garantia dos direitos das pessoas em situação de rua, prestando assistência jurídica e social, objetivando identificar suas particularidades e, assim, aprofundar nosso conhecimento e melhorar nossa atuação", destacou a defensora pública.